Leia também:
X MBL marca protesto na casa de Jair Renan, mas “leva bolo”

Fiocruz quer construir local para documentos secretos da vacina

Instituição alega que publicação dos termos do contrato podem "pôr em risco" a segurança da população e das instituições

Gabriela Doria - 05/09/2021 12h53

Fiocruz quer construir estrutura para abrigar documentos sobre a vacina Foto: Fiocruz/Leonardo Oliveira

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) planeja gastar R$ 750 mil para construir uma estrutura que irá abrigar documentos sigilosos sobre o contrato de transferência de tecnologia assinado com a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca para a produção da vacina contra a Covid-19 no Brasil.

O projeto foi enviado recentemente para a Fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), vinculada à Fiocruz. Entre as aquisições previstas no documento, está a compra de um cofre importado, no valor de R$ 130 mil. O objeto irá guardar materiais classificados com grau de sigilo secreto – cuja restrição de acesso pode ser de até 15 anos.

Caso o projeto siga em frente, significará que os termos e cláusulas do contrato não serão de conhecimento público até pelo menos o ano de 2036.

A Fiocruz justifica o sigilo com trechos da Lei de Acesso à Informação e do decreto que prevê como sendo “secretos” os documentos que podem, se divulgados, “pôr em risco a vida, a segurança ou a saúde da população”, “oferecer elevado risco à estabilidade financeira, econômica ou monetária do país”, e “pôr em risco a segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares”.

A instituição também alega que é necessária a construção de uma estrutura física para arquivar os documentos tendo em vista o “ineditismo” dos acordos firmados com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford.

Leia também1 SP aplicou 4 milhões de doses de lotes suspensos da CoronaVac
2 3ª dose: SP e Rio são os únicos estados que usarão CoronaVac
3 Por segurança, Anvisa interdita lotes de CoronaVac
4 Fabricante é proibido de indicar ivermectina para tratar Covid
5 Por enquanto, Queiroga descarta vacina CoronaVac para 3ª dose

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.