Leia também:
X Prioli é criticada por fala sobre “quebra de estereótipos”

Fiocruz: Pandemia não vai acabar de um dia para o outro

Especialistas e pesquisadores da fundação realizaram um webinar, nesta quarta-feira

Pleno.News - 20/04/2022 21h52 | atualizado em 22/04/2022 11h13

Fiocruz: Pandemia não vai acabar de um dia para o outro Foto: Pixabay

Nesta quarta-feira (20), especialistas e pesquisadores da Fiocruz realizaram um webinar para discutir o final da pandemia da Covid-19. O grupo avaliou a decisão do governo federal de revogar o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. As informações são do portal Metrópoles.

– A pandemia não acabou, a resposta é simples, clara e direta. Provavelmente não acordaremos um dia com um trio elétrico avisando que acabou, que voltamos ao normal. O final deve ser bem menos anunciado do que o início – disse o pesquisador Raphael Guimarães (Ensp/Fiocruz).

Os especialistas acreditam que é impossível decretar que a Covid-19 não é mais uma ameaça, porque a comunidade internacional ainda não decidiu quais são os parâmetros de quantidade de casos e óbitos aceitáveis para determinar que a doença se tornou endêmica.

Além de Guimarães, participaram da transmissão ao vivo Carlos Machado, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Ensp/Fiocruz); Ethel Maciel, da Universidade Federal do Espírito Santo; Eduardo Hage, da Fiocruz Brasília; e Daniel Villela, coordenador do Programa de Computação Cientifica da Fundação (Procc/Fiocruz).

Ethel Maciel apontou que é necessário um período de transição para a criação de uma coordenação nacional que crie um protocolo de medidas operacionais. Segundo ela, o momento atual da pandemia no Brasil, com baixa nos casos e óbitos, é ideal para organizar a resposta para outras ondas da Covid-19.

Leia também1 Djokovic ganha permissão para disputar torneio em Roma
2 MP denuncia falsa enfermeira e mais cinco por golpe da vacina
3 Com pouco apoio, CPMI das Fake News deve acabar sem relatório
4 Mandetta diz que decretar o fim da pandemia é “loteria”
5 Saiba o que significa o fim da emergência em saúde pública

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.