Fiocruz manda população ficar em casa na Páscoa
Instituição criou uma cartilha com orientações para o feriadão
Monique Mello - 01/04/2021 17h03 | atualizado em 01/04/2021 17h11

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nesta quinta-feira (1) uma cartilha com orientações e recomendações de distanciamento social para a população adotar durante o feriadão da Semana Santa, entre sexta-feira (2) e domingo (4), quando é comemorada a Páscoa.
A entidade adaptou o material produzido no ano passado para as festas de final de ano. A principal recomendação é que a forma mais segura de comemorar a data é ficar em casa, apenas com as pessoas que já moram juntas.
– Se vai receber convidados, você estará exposto a diferentes níveis de contágio. Nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19 – diz a cartilha.
Quem tem sintomas relacionados à Covid-19 ou ainda está no período de 14 dias desde o primeiro dia em que teve os sintomas não deve sair de casa nem receber convidados nessa data, independente de ter sido diagnosticado com a doença. O mesmo vale para quem teve contato, nos últimos 14 dias, com alguém que teve a doença.
Veja alguma das recomendações e acesse a cartilha completa nesse link.
USO DE MÁSCARA
A primeira recomendação é usar máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo. É importante ter um saco limpo para guardar a máscara quando estiver comendo e bebendo, para mantê-la limpa e seca. Além disso, tenha ao menos uma máscara extra caso seja necessário trocá-la, seja por tempo de uso, seja por sujeira ou umidade.
DISTANCIAMENTO
Evitar aglomerações é fundamental, e a Fiocruz recomenda distância de ao menos dois metros entre os participantes da celebração, que devem evitar apertos de mão e contatos mais próximos, como abraços e beijos.
AMBIENTE VENTILADO
Locais abertos e bem ventilados devem ter preferência para esse tipo de reunião, e o uso de ar condicionado deve ser evitado. As toalhas de pano devem ser substituídas por de papel para a secagem das mãos, e lixeiras com pedais são recomendadas para evitar o contato com a tampa. É importante que haja álcool em gel disponível e que as pessoas higienizem as mãos com frequência com álcool ou sabão.
HORA DA REFEIÇÃO
O espaço deve ser organizado para que as pessoas não se sentem todas juntas à mesma mesa. A recomendação é que cada grupo de pessoas que moram juntas deve sentar-se em um espaço separado. Talheres e copos não devem ser compartilhados e é necessário higienizar as mãos depois de tocar naqueles que são de uso coletivo, como jarras e utensílios de servir comida.
A cartilha de cinco páginas se divide em três tópicos principais de orientações: ambiente e convidados, preparo e forma de servir alimentos, grupos que devem evitar os encontros. Além dos protocolos sanitários padrão de combate ao coronavírus, a Fiocruz destaca medidas adicionais que devem ser adotadas pelas famílias para diminuir o potencial de contaminação.
Leia também1 OMS diz que a produção local de vacinas auxilia o Brasil
2 Fiocruz entregará na sexta mais 1,3 milhão de doses de vacina
3 Fiocruz vai pedir aval para testar vacina de Oxford em crianças
4 NY Times alerta sobre casos de suicídio por conta do lockdown
5 França proibirá consumo de bebida alcoólica em vias públicas