Leia também:
X Fachin anula condenações de Lula e petista fica elegível

Vacina: Fiocruz anuncia início de produção em grande escala

Pelo calendário da instituição, 30 milhões de doses serão entregues até abril

Pleno.News - 08/03/2021 15h46 | atualizado em 08/03/2021 17h06

Fiocruz anuncia início de produção em grande escala da vacina Oxford/AstraZeneca Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

A Fiocruz anunciou que produzirá a vacina de Oxford/AstraZeneca em grande escala a partir desta segunda-feira (8). Pelo menos 3,8 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 serão entregues até o fim deste mês.

Pelo calendário da instituição, 30 milhões de doses serão entregues até abril. E até meados do ano, a Fiocruz espera já ter disponibilizado 100 milhões de doses.

O anúncio foi feito durante a visita do governador Wellington Dias, do Piauí, que preside o consórcio de governos do Nordeste, e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ao laboratório de BioManguinhos, onde as vacinas contra a Covid-19 estão sendo produzidas.

Já houve a conclusão dos testes de fábrica, em que as condições da produção são testadas. Os chamados testes de consistência verificam, por exemplo, se há alguma contaminação dos frascos na linha de produção, se o volume envasado está calibrado corretamente, se a temperatura de todo o processo está correta, entre outras variáveis. Para isso, são feitas três produções independentes.

Se houver qualquer problema, é preciso parar a produção para reajustar os equipamentos. Havia o temor de que algum desajuste pudesse atrasar ainda mais a produção, mas não houve contratempo

Pelo calendário original, estava prevista a entrega de 15 milhões de doses até o fim deste mês. Um problema técnico em um dos laboratórios, no entanto, acabou atrasando a produção.

A presidente da Fiocruz, Nísia Silveira, não participou presencialmente da reunião porque teve contato com uma pessoa que testou positivo para Covid-19 na ultima sexta-feira (5).

*Estadão

Leia também1 Doria anuncia 11 novos hospitais de campanha e leitos de UTI
2 Cidade de SP 'obriga' infectados com Covid-19 a usarem pulseiras
3 Pfizer antecipará entrega de 14 milhões de doses até junho
4 Áustria descarta lote de vacina após morte de pessoa imunizada
5 Mãe de Bolsonaro recebe a 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.