Leia também:
X Jair Bolsonaro declara: “O agro não é fascista não, Lula”

Filha de Daniela Mercury aciona a Justiça contra Cássia Kis

Filha adotiva da cantora baiana acusa atriz de LGBTfobia

Pleno.News - 29/10/2022 09h35 | atualizado em 30/10/2022 16h05

Cássia Kis Foto: Reprodução / Youtube / TV Globo

Márcia Verçosa de Sá Mercury, filha de Daniela Mercury e Malu Verçosa, entrou com uma representação criminal no Ministério Público contra Cássia Kis por causa de seus comentários feitos durante live com a jornalista Leda Nagle na última semana. A artista foi criticada por grande parte da classe artística, que consideraram as falas da atriz homofóbicas.

– Não existe mais o homem e a mulher, mas a mulher com mulher e homem com homem, essa ideologia de gênero que já está nas escolas. Eu recebo as imagens inacreditáveis de crianças de 6, 7 anos se beijando – disse Kis.

– O que está por trás disso? Destruir a família. Destruir a vida humana? Porque onde eu saiba homem com homem não dá filho, mulher com mulher também não dá filho. Como a gente vai fazer? Se você tem um casal gay é uma coisa, quando eles querem adotar uma criança, mas e quando não tiver mais? – questionou.

Márcia foi adotada aos 13 anos por Daniela e Malu, que também adotaram outras duas meninas.

Márcia foi adotada por Daniela Mercury Foto: Reprodução/Redes Sociais

A denúncia foi assinada por Pedro Martinez, advogado criminalista do escritório Martinez Jorgetto Advocacia, antigo coordenador da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP, e registrada no Ministério Público como pedido de investigação pelo crime de homofobia.

De acordo com o código penal, casos de LGBTfobia foram reconhecidos pelo STF a partir de uma aplicação da lei do racismo. Ou seja, enquanto o congresso não emite uma lei específica para esses casos, todo e qualquer crime contra LGBTfobia responde com a mesma pena e procedimento que casos de racismo, do artigo 20.

– Pelo caso de Márcia se enquadrar como uma ação penal pública incondicionada, o Ministério Público não precisa de uma representação da vítima para atuar. Qualquer pessoa que tenha assistido a entrevista de Kis e quisesse tomar essa iniciativa de denunciar, poderia – explica o advogado Pedro Martinez.

De acordo com Pedro, a denúncia de Márcia Verçosa de Sá Mercury, filha de Daniela Mercury e Malu Verçosa foi direcionado a coordenadoria de Direitos Humanos de Minorias do Ministério do Rio de Janeiro para informar sobre as falas de Cássia Kis. Solicitando que o Ministério Público tome as devidas providências.

– Márcia se sentiu atacada com as declarações (…) por isso, resolveu tomar essa iniciativa perante o Ministério. Nós recebemos hoje, a confirmação com a coordenadoria de que a denúncia foi recebida e que eles fariam os encaminhamentos internos. A gente espera que seja instaurado o procedimento criminal e que a atriz responda por suas falas criminosas – afirmou nesta sexta-feira (28).

*AE

Leia também1 Cássia Kis diz que homem com homem não faz filho e é atacada
2 Globo se posiciona em nota após declarações de Cássia Kis
3 Cássia Kis chama o povo para rezar contra ameaça comunista
4 Artistas do gospel se unem em vídeo e clamam pelo Brasil
5 Huck diz que está “remando na mesma direção” de Tebet

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.