Leia também:
X “Já há votos para aprovar a reforma da Previdência”

Fies abre inscrição; veja como garantir um financiamento

Interessados têm até o dia 1º de julho para se inscreverem

Mayara Macedo - 25/06/2019 14h02

Estudantes já podem se inscrever para o Fies Foto: Pixabay

O Fies, programa do ministério da Educação de financiamento estudantil para cursos de graduação em faculdades, institutos e universidades privadas, abriu inscrição nesta terça-feira (25). Os interessados terão até o dia 1º de julho para garantir a inscrição. Ela será feita exclusivamente no site do programa federal.

O fundo possui duas modalidades de financiamento, que variam conforme a renda familiar do estudante. A cobertura começa com 50% de subsídio e atinge até 99% do valor do curso pretendido.

Na primeira modalidade poderão se inscrever os estudantes com renda per capita de até três salários-mínimos, o equivalente a R$ 2.994. A segunda modalidade contempla os estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários-mínimos (R$ 4.990).

Além do critério de renda, os tomadores do financiamento terão que ter nota mínima de 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não ter zerado a prova de redação. Quem tiver a maior nota média do Enem, segundo o Mec, tem mais chance de obter o crédito. Os selecionados farão o contrato de financiamento entre os dias 10 e 12 de julho. Uma lista de espera será formada entre os dias 15 de junho e 23 de agosto.

O Fies enfrentou neste primeiro semestre a pior taxa de ocupação desde 2016, quando o programa passou a registrar um número definido de vagas disponíveis ao crédito. Das 100 mil vagas ofertadas, apenas 38,7% foram preenchidas, de acordo com o FNDE (órgão do MEC responsável pela gestão do financiamento federal).

PROBLEMAS
Em março, muitos estudantes tiveram dificuldades para formalizar novos contratos do Fies. O MEC precisou estender o prazo de finalização da tomada de crédito por várias vezes depois de verificar que erros num sistema estavam barrando as novas contratações.

A chamada única do Fies para o primeiro semestre deste ano saiu em 25 de fevereiro. Os estudantes tiveram entre 26 de fevereiro e 7 de março para complementar a inscrição com documentos que atestam que eles preenchem os requisitos do programa federal. Foi nessa etapa que os alunos tiveram problemas. Alunos disseram que chegaram a fazer périplos diários por quase um mês em agências bancárias e instituições de ensino na tentativa de resolver a questão.

O problema ocorreu principalmente na obtenção do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) ou de Regularidade de Matrícula (DRM), necessários para a contratação ou continuidade do financiamento. Por falha na transmissão de dados do governo federal, as instituições de ensino não estavam conseguindo emitir o documento.

– Sempre aparece que o sistema do Fies está fora do ar ou que o documento está sem data ou chave de segurança – disse Sandy da Silva, 21 anos, de Cabedelo (PB).

Por meio de nota, o FNDE disse na ocasião que as falhas ou problemas em seus sistemas podem levar o MEC a prorrogar o prazo de conclusão da inscrição para até 30 de junho.

*Folhapress

Leia também1 "Já há votos para aprovar a reforma da Previdência"
2 Cabo elétrico de 1 km se rompe e fecha estação do metrô de SP
3 Polícia descobre golpe para pegar senha em banco

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.