Leia também:
X Entidades querem nomeação de Damares Alves a ministério

FHC: “Vitória da direita veio de repulsa ao PT e não ideologia”

Ex-presidente elencou fatores que fizeram Bolsonaro vencer eleições

Camille Dornelles - 03/12/2018 12h25

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso afirmou, neste domingo (2), que “a Lava Jato sacudiu a consciência do eleitorado”. Para ele, a vitória de Jair Bolsonaro foi motivada mais pela “repulsa a um estado de coisas em geral e ao PT em particular”.

– O governo foi parar em mãos mais conservadoras, e mesmo de segmentos abertamente reacionários, não pelas propostas ideológicas que fizeram, e sim pelo que eles simbolizaram: a ordem e a luta contra a corrupção. Não venceu uma ideologia – declarou.

OUTROS MOTIVOS
FHC elencou outros fatores que acredita terem resultado na vitória do PSL. Um deles diz respeito às igrejas evangélicas abrigarem eleitores que sentem falta de representatividade na política.

– Os mais pobres encontram nas igrejas evangélicas recursos para se sentirem coesos e integrados. O povo tem a sensação de que os parlamentos e os partidos não atendem aos seus interesses. O eleitorado, contudo, não desistiu do voto e imaginou que talvez algo “novo”, inespecífico, poderia regenerar a vida pública – declarou.

Fernando Henrique também declarou que o combate à violência foi outro grande fator para a ascensão do presidente eleito.

– Não foi só isso que levou à vitória o novo presidente. Basta conhecer mais de perto a vida dos mais pobres nas favelas e nas periferias carentes de quase tudo para perceber que pedaços importantes do território vivem sob o domínio do crime organizado, violência que não se limita a essas populações, pois alcança partes significativas da população urbana e rural. – atestou.

As afirmações foram feitas em um artigo especial publicado no jornal Estadão.

Leia também1 Governo Bolsonaro terá 22 ministérios, confirma Onyx
2 Bolsonaro publica foto irônica no Twitter para retrucar FHC
3 FHC diz a jornal argentino que Lula preso é mau para o Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.