Leia também:
X Deputado Bibo Nunes anuncia nova ‘motociata’ com Bolsonaro no RS

Fernanda Torres decide tomar AstraZeneca e explica recusa

Atriz revelou que tem histórico de tromboses na família

Gabriela Doria - 14/06/2021 16h10 | atualizado em 14/06/2021 18h37

Fernanda Torres é imunizada com a vacina da AstraZeneca Foto: Reprodução

A atriz Fernanda Torres, de 55 anos, causou burburinho na web por inicialmente ter recusado a vacina da AstraZeneca, neste último fim de semana. Ela explicou nas redes sociais os motivos de saúde que a levaram a dar preferência ao imunizante da Pfizer. Segundo Fernanda, ela ficou com medo porque sua família tem histórico de tromboses e há relatos de pessoas imunizadas com a AstraZeneca que desenvolveram os coágulos após a vacinação.

Após consultar seu médico, Fernanda foi vacinada nesta segunda-feira (14) com a AstraZeneca. A artista publicou o momento nas redes sociais.

– Eu tive Covid em dezembro, uma doença insidiosa, que começa quando o quadro viral termina. 14 dias depois da infecção, tive uma alta súbita do D-Dímero. Tomei anti-coagulante. O marcador baixou. Mas, até hoje, não retornou ao nível normal. Tenho casos de trombose na família e, mesmo sabendo do risco ínfimo, mais do que ínfimo, da vacina da Astrazeneca, procurei pela Pfizer nos postos, cuja chegada ao Brasil havia sido anunciada nos jornais dois dias antes da minha data de vacinação – contou.

Fernanda lamentou que sua recusa inicial à AstraZeneca tenha sido usada para reforçar o negacionismo das vacinas.

– Fui como qualquer cidadão. Não tive informação privilegiada e não pedi que alguém se informasse no meu lugar, porque achei que aquele era um ato que cabia a mim. Também não furei fila e não forjei atestados. O fato tornou-se público e contribuiu para alimentar o negacionismo, criando uma desconfiança infundada em torno da Astrazeneca, uma vacina extremamente eficaz e segura – disse a atriz.

A atriz relatou ainda que o fato de sua família ter se vacinado com a AstraZeneca fez ela confiar na segurança do imunizante.

– Minha mãe tomou a segunda dose da Astrazeneca há um mês. Meu irmão tomou Astrazeneca, bem como o meu enteado transplantado. Hoje, em respeito à Fiocruz, com toda a segurança, tomei a primeira dose da vacina Astrazeneca. Esperei muito por essa hora e estou feliz e aliviada de ela ter chegado. Continuarei usando máscara e mantenho o distanciamento social, até que o Brasil alcance uma taxa de vacinação compatível com o retorno a uma vida próxima do normal – afirmou a atriz.

Fernanda encerrou a publicação ressaltando a importância da vacinação e elogiando o trabalho da Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro.

– Sei, na pele que, mesmo na forma branda, que a Covid é uma doença misteriosa, ainda desconhecida, que deixa sequelas. A melhor escolha é a vacinação. Por último, gostaria de ressaltar o excelente trabalho que vem sendo feito pela Secretaria de Saúde da cidade do Rio de Janeiro. As vacinas estão sendo distribuídas de forma justa, por todas as regiões da cidade, sem preferência de cor, credo ou classe social – finalizou a atriz.

Leia também1 No hospital, Fernanda Torres rejeita vacina da AstraZeneca
2 Covid: Leite materno transmite anticorpos, dizem pesquisas
3 Janssen suspende envio de 3 milhões de doses ao Brasil
4 Vacinação: Paes provoca Doria sobre antecipação de calendário
5 São Luís imuniza jovens a partir dos 25 anos sem comorbidades

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.