Leia também:
X Namorada de Lula será transferida para Foz do Iguaçu

Fachin rejeita recurso de Lula sobre parcialidade de Moro

TRF-4 também já havia negado pedidos semelhantes

Henrique Gimenes - 30/05/2019 18h53

Ministro Edson Fachin Foto: SCO/STF/Rosinei Coutinho

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o ministro da Justiça, Sergio Moro. Os advogados criticavam a parcialidade de Moro, então juiz federal, em processos contra Lula.

No recurso, a defesa chegou a citar declarações de Moro em textos jurídicos ou palestras como forma de tentar provar a parcialidade. Ao rejeitar o pedido, no dia 20 de maio, Fachin não viu a comprovação de uma “relação de inimizade capital entre o recorrente e o juiz”.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) também já havia negado pedidos suspeição feitos por Lula em processos julgados por Moro.

Para o ministro do STF, “sob a óptica do devido processo legal, cláusula que compreende a imposição de observância do juiz natural, a verificação da efetiva parcialidade do julgador imprescindiria, no caso concreto, da prévia análise do Código de Processo Penal, circunstância a revelar que a ofensa à Constituição, se existente, seria meramente reflexa, o que impede o conhecimento do recurso extraordinário”.

Leia também1 Namorada de Lula será transferida para Foz do Iguaçu
2 Regina Duarte desabafa com Bial: "Me chamam de fascista"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.