Leia também:
X PT quer ter representante de Lula em entrevistas

Fachin nega mais uma vez pedido para soltar Lula

Ex-presidente cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva

Henrique Gimenes - 10/05/2018 21h43

Ministro Edson Fachin nega outro pedido de liberdade a Lula Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, negou, nesta quinta-feira (10), o mais novo pedido de habeas corpus pedindo a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O recurso que havia sido apresentado pela defesa de Lula ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em março, os ministros da Quinta Turma do STJ haviam negado um habeas corpus preventivo do ex-presidente para evitar que ele fosse preso. No entanto, o vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, enviou o pedido para ser julgado como um habeas corpus comum no STF.

A defesa de Lula defendia que o cumprimento da pena só acontecesse após todos os recursos nas instâncias superiores, o próprio STJ e o Supremo Tribunal Federal (STF), fossem esgotados, já que o ex-presidente não é considerado perigoso.

A defesa ainda pode entrar com um recurso para a 2ª Turma do Supremo decida sobre a análise.

Ainda nesta quinta, o ministro Celso de Mello votou contra um outro pedido de liberdade a Lula no plenário virtual. A maioria dos ministros da 2ª Turma já havia negado o recurso, mas com o último voto de hoje a decisão foi por unanimidade.

O ex-presidente cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão após ter sido condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4). Ele é acusado de lavagem de dinheiro e corrupção passiva no processo envolvendo um tríplex no Guarujá, São Paulo.

Leia também1 PT quer ter representante de Lula em entrevistas
2 Moro sobre Lula: "Nunca foi uma questão pessoal"

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.