Leia também:
X Assassino de PM é preso. Mãe faleceu ao reconhecer corpo

Fachin decide levar pedido de liberdade de Lula ao Supremo

O plenário da Casa vai decidir se tira o ex-presidente da prisão

Camille Dornelles - 26/06/2018 08h01 | atualizado em 26/06/2018 09h10

Ministro Fachin decide levar pedido de liberdade de Lula ao STF Foto: Arte/Pleno.News

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin decidiu, nesta segunda-feira (25), levar o pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao plenário da Suprema Corte. A decisão veio após recurso dos advogados de Lula sobre o arquivamento do pedido.

A defesa quer que a prisão e a inelegibilidade do petista sejam suspensas. Com isso, Lula poderia se tornar um candidato à Presidência da República já nestas eleições. Fachin publicou sua decisão, que tem três páginas, e deu um prazo de 15 dias para a Procuradoria Geral da República se manifestar.

Com isso, o julgamento acontece apenas em agosto. Mas a data exata é definida pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. Fachin decidiu levar o julgamento a todos os 11 magistrados por considerar que há um “novo cenário” a situação de Lula, que diz respeito a “requisitos constitucionais e legais”.

– Esse novo cenário, derivado da interposição na origem do agravo em recurso extraordinário, e aqui no STF de agravo regimental, se, em juízo colegiado for reformada a decisão que proferi sobre a prejudicialidade, pode desafiar a aferição, mesmo que em cognição sumária própria da tutela cautelar, dos requisitos constitucionais e legais de admissibilidade do recurso extraordinário, notadamente da caracterização das hipóteses de repercussão geral, competência que, em última análise, é exercitada pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal – diz um trecho do documento.

Leia também1 Defesa de Lula vai ao STF para análise de pedido de liberdade
2 Fachin suspende análise de pedido de liberdade de Lula
3 Como Lula pode ser eleito se está preso? O que a lei diz?

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.