Exército notifica o TikTok por fake news sobre golpe
Um perfil na rede social se fazia passar pelo Exército, com conteúdo polêmico
Monique Mello - 20/08/2021 11h47 | atualizado em 21/08/2021 16h38

O Exército Brasileiro notificou nesta quinta-feira (19) o aplicativo TikTok por não ser o dono de uma conta que se passa pela entidade. O perfil @exercito.oficial divulga conteúdos antidemocráticos e defende uma intervenção militar no país.
O questionamento quanto à legitimidade do perfil na rede social foi levantado pelo deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), na quarta-feira (18). Após ter o conteúdo denunciado, o perfil foi temporariamente suspenso da plataforma.
O Centro de Comunicação Social do Exército esclareceu que não possui conta na plataforma.
– O Centro de Comunicação Social do Exército notificou a plataforma Tik Tok, informando que a conta em questão não se tratava de perfil oficial do Exército Brasileiro. As mídias sociais em vigência atualmente, no âmbito da Força, são Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn e Blog. O Exército Brasileiro não possui conta e/ou perfil oficial na rede social TikTok – registrou.
A descrição do perfil falso, que conta com quase 200 mil seguidores, tem a informação: “Bem-vindos ao perfil oficial do #ExércitoBrasileiro”. No entanto, não há o sinal de verificado pela rede social, instrumento para legitimar a autoria da conta.
Leia também1 Talibãs 'caçam' e matam parente de jornalista no Afeganistão
2 Talibã constrange Joe Biden ao exibir armas e tanques dos EUA
3 Garcia fala de Forças Armadas como moderadora e cita art. 142
4 Aprovação de Biden atinge nível menor após avanço do Talibã
5 Eduardo: “Uma hora, as ordens do STF não serão cumpridas”