Exército divulga lista com os calibres permitidos a cidadãos
Lista inclui munições que antes eram de uso restrito como 9mm
Paulo Moura - 16/08/2019 13h54

O Comando do Exército publicou, nesta quinta-feira (15), uma portaria com a lista dos calibres permitidos para uso pelos cidadãos comuns. A lista inclui alguns itens antes proibidos pela legislação, como 9mm e .40, mas veta a liberação de fuzis, que foi alvo de vários discussões quando o decreto de armas do presidente Jair Bolsonaro foi publicado.
No documento, assinado pelo General Edson Leal Pujol, comandante do Exército Brasileiro, constam alguns critérios para análise do poder de fogo dos armamentos. Além disso, a publicação estabelece que os calibres não listados no documento, bem como os não padronizados, serão submetidos à avaliação do Comando Logístico do Exército para que seja definido se o uso será permitido ou não.
Em maio, o presidente Bolsonaro assinou decreto que aumentava o rol de armamentos que poderiam ser comprados por cidadãos comuns. Para isso, o governo federal ampliou o limite de energia de disparo de 407 para 1.620 joules, o que permitia acesso a uma série de calibres usados apenas por forças policiais.
A lista completa com os calibres permitidos e os proibidos pode ser acessada na página da portaria no Diário Oficial.
Leia também1 Sem limites! Alunos entram de moto em sala de aula
2 Bolsonaro sobre PF: "Não vou ser um presidente banana"
3 Olin, filho de Eike Batista, se abre: "Me sinto injustiçado"