Leia também:
X STF mantém quebra de sigilos de Ricardo Barros pela CPI da Covid

Exército participa de atividade com militares dos EUA

Exercício teve objetivo de criar ambiente de treinamento de ação decisiva, com foco no suporte de inteligência

Pleno.News - 23/08/2021 20h48 | atualizado em 24/08/2021 11h49

Exército coordena exercício de planejamento de inteligência com militares dos EUA Foto: CMO

Militares do Exército Brasileiro e do Exército dos Estados Unidos participaram, na primeira quinzena de agosto, do chamado Exercício de Planejamento de Inteligência na Carta, no Comando Militar do Oeste (CMO). Coordenada pelo Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste (CMO), a atividade teve o objetivo de criar um ambiente de treinamento de ação decisiva com foco no suporte de inteligência.

Segundo uma nota emitida nesta segunda-feira (23) pelo Exército Brasileiro, o exercício contou com a participação de uma delegação composta por integrantes do Exército Sul dos EUA, Centro de Lições Aprendidas do Exército, Comando de Doutrina e Treinamento do Exército e da 470ª Brigada de Inteligência Militar.

Exército Brasileiro emitiu nota sobre a atividade Foto: Reprodução

O Exército Brasileiro participou do exercício com militares do 6º Batalhão de Inteligência Militar, do Centro de Inteligência do Exército, da Chefia do Preparo do Comando de Operações Terrestres, do Centro de Doutrina do Exército do Comando de Operações Terrestres e da 2ª Subchefia do Estado-Maior do Exército.

No encontro, foram desenvolvidas atividades para conter redes de ameaças; prover segurança de fronteira; aumentar a prontidão da função de combate pela inteligência, por meio do compartilhamento de melhores práticas; e executar ações baseadas em um cenário fictício, envolvendo ameaças em diversos campos, como, por exemplo, o cibernético, o informacional, o econômico, o diplomático e o de força regular e irregular, entre outras.

Durante a abertura, o chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste, General de Brigada Valério Luiz Lange, destacou a importância das operações de inteligência para a multiplicação do poder de combate em situações de guerra e não guerra, assim como o ineditismo desse tipo de exercício como forma de treinar a interoperabilidade entre os exércitos do Brasil e dos EUA.

A atividade foi desenvolvida virtualmente e com trabalho na carta, tendo o Comando de Doutrina e Treinamento do Exército como elemento-chave na condução e no desenvolvimento das ações durante todo o período.

Como resultado da atividade, foi verificada a padronização de processos e procedimentos que visam fortalecer táticas e procedimentos de inteligência dos dois países.

Leia também1 Bolsonaro ironiza: 'Conspirando para que cumpram Constituição'
2 Jair Bolsonaro destaca prejuízo de organizações criminosas
3 SP recua sobre 'passaporte da vacina' em estabelecimentos
4 Doria faz evento com escola de samba e provoca aglomeração
5 Em vídeo, Silas Malafaia convoca evangélicos para o 7 de setembro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.