Ex-CEO da Americanas é solto em Madri após audiência de custódia
Miguel Gutierrez entregou seu passaporte e não poderá deixar a Espanha
Leiliane Lopes - 29/06/2024 15h51 | atualizado em 01/07/2024 12h02

Neste sábado (29), Miguel Gutierrez, ex-CEO das Lojas Americanas, foi solto em Madri, na Espanha, após audiência de custódia. O empresário foi preso nesta sexta-feira (28) durante uma operação conduzida pela Polícia Federal brasileira. As informações são da TV Globo.
Em nota, a defesa do executivo informou que ele “se encontra em sua residência em Madri, na Espanha, no mesmo endereço comunicado às autoridades espanholas desde 2023”. Os advogados também falam em “alegações originadas por delações mentirosas” e que Gutierrez se defenderá dessas acusações.
A soltura foi autorizada após o ex-CEO das Americanas se comprometer em cumprir os seguintes requisitos: comparecer em juízo a cada duas semanas; entregar seu passaporte às autoridades; e não deixar a Espanha.
Gutierrez possui passaportes brasileiro e espanhol e está na Espanha há mais de um ano. Segundo sua defesa, ele passa por tratamento médico. A mudança de país aconteceu logo no início das investigações de possíveis fraudes na rede varejista.
O governo brasileiro está avaliando a possibilidade de solicitar a extradição de Gutierrez para que ele responda pelo crime e cumpra eventual condenação no Brasil. No entanto, o fato de ele ter cidadania espanhola complica o processo, uma vez que a Espanha, por regra, não extradita seus cidadãos.
Leia também1 SC: PM é criticada após formatura do Proerd em igreja evangélica
2 Os 10 novos pontos revelados por mãe de criança do caso Grubert
3 The New York Times pede que Joe Biden desista da eleição
4 Lula diz que estádio do Galo é “tão chique” que “pobre nem entra”
5 Drogas: ONGs bancadas por Soros participaram de ação no STF