Leia também:
X Huck tenta fazer piada, mas é ofuscado por Faustão na web

Esquerdistas na Itália tentam barrar homenagem a Bolsonaro

Presidente da República poderá receber título de cidadão honorário em município italiano

Monique Mello - 25/10/2021 12h57 | atualizado em 25/10/2021 13h14

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Isac Nóbrega

A possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro receber o título de cidadão honorário de uma cidade da Itália gerou polêmica em parte da classe política local. A proposta será votada na tarde desta segunda-feira (25), na câmara de vereadores de Anguillara Veneta, município no norte da Itália.

A iniciativa partiu da prefeita da cidade, Alessandra Buoso, que afirma não ter motivações políticas para a homenagem.

– Pensei nas pessoas do meu país que migraram para o Brasil e construíram uma vida até chegar à Presidência, levando o nome de Anguillara Veneta para o mundo – disse ela em entrevista à agência de notícias Ansa, na semana passada.

Políticos de centro-esquerda da Itália manifestaram-se contrários à proposta, demonstrando revolta e indignação nas redes sociais.

O secretário regional do Partido Democrático (PD), Alessando Bisato, falou que a homenagem é “ultraje inútil” e afirmou que Bolsonaro é “alérgico à democracia e aos direitos civis, negacionista da Covid e antivacina declarado”.

Vanessa Camani, deputada e integrante da assembleia legislativa regional de Vêneto, lançou uma campanha nas redes sociais contra a concessão do título de cidadão a Bolsonaro.

– Não à cidadania a um racista, misógino e negacionista – afirma Camani, que é membro da direção nacional do Partido Democrático, de centro-esquerda.

Camani também usou as redes sociais para condenar a “obscena gestão da emergência da covid-19, que colocou Bolsonaro entre os protagonistas do negacionismo mundial”.

– Por favor, nos explique, prefeita de Anguillara, por qual desses motivos Bolsonaro merece ser cidadão honorário? – ironizou.

Em entrevista à imprensa local, Camani fez ainda duríssimas acusações ao presidente brasileiro, dizendo Bolsonaro “atrasou o início da campanha de vacinação por meses; promoveu tratamentos sem eficácia comprovada, como a hidroxicloroquina; e, mais de uma vez, minimizou o perigo do vírus que tem causado estragos especialmente entre as populações indígenas”.

De acordo com a deputada, outros membros do Partido Democrático reiteram o “não à cidadania honorária a Bolsonaro”.

O Comitê Italiano Lula Livre resolveu divulgar uma carta aberta aos cidadãos e vereadores de Anguillara Veneta, em oposição à homenagem.

O município de Anguillara Veneta, com pouco mais de quatro mil habitantes e a 80 quilômetros de Veneza, é a terra natal de um bisavô paterno do presidente brasileiro, o que, de acordo com a prefeita, é o motivo da homenagem.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.