“Especialista” em segurança diz que pedra neutralizaria bandidos
Jacqueline Muniz é professora do curso de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense
Paulo Moura - 03/11/2025 13h46 | atualizado em 04/11/2025 10h42

A cientista política Jacqueline Muniz, professora do curso de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), tem causado polêmica nas redes sociais em razão de um comentário feito por ela sobre a megaoperação policial no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes. A declaração controversa foi proferida em uma entrevista na qual Muniz disse que criminosos poderiam ser neutralizados com pedras.
– O criminoso tá com o fuzil na mão, ele é facilmente rendido por uma pistola, até por uma pedra na cabeça. Enquanto ele tá tentando levantar o fuzil e colocar o fuzil pra atirar, alguém joga uma pedra e já derrubou o sujeito – disse.
AGORA | Jacqueline Muniz, que é especialista em segurança pública, tornou-se alvo de ataques e piadas nas redes sociais após dizer, em entrevista, que uma pedrada seria capaz de deter um traficante com um fuzil. pic.twitter.com/Tfo55dJTF8
— Politiquei Br (@Politiquei_Br) November 2, 2025
O trecho ganhou grande repercussão após ser compartilhado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que ironizou a fala e lançou um desafio.
– Se você subir a favela e fizer um bandido armado com fuzil ser rendido com uma pedrada na cabeça, eu faço campanha pro Lula. Desafio lançado, pica-pau – escreveu Nikolas.
A policial militar Munique Busson, que participou da operação policial no Complexo da Penha, também comentou a fala de Muniz em suas redes sociais. Em um vídeo postado em seu perfil no Instagram, Busson convidou a cientista política a fazer um “estágio prático” com a corporação para aprender na prática sobre segurança pública.
– Vou falar um negócio pra vocês, tenho dez anos como polícia, sabe qual a parte mais difícil? Eu estava lá; o mais difícil é ter que ouvir especialista de segurança pública, olha a cara das pessoas. Eu convido você [Jacqueline] a fazer o estágio prático com a gente para você realmente ser especialista em segurança pública em vez de ficar falando m**** na televisão – declarou.
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Tropa de Elite entra para o top 10 da Netflix, após operação no Rio
2 Escritor Eduardo Bueno chama megaoperação no RJ de "tragédia"
3 Morre Lô Borges, do grupo Clube da Esquina, aos 73 anos
4 Moraes se desloca até o Rio para reunião com Cláudio Castro
5 Absolvida após seis anos presa morre 74 dias após julgamento



















