Leia também:
X Damares: ‘Michelle é a irmã mais nova que Jesus me deu’

Especialista desvenda mitos e verdades do ensino a distância

Tiago Stachon é diretor de marketing da UniCesumar, referência no EAD

Gabriela Doria - 30/07/2020 21h36 | atualizado em 06/08/2020 12h51

Tiago Stachon é diretor de marketing da UniCesumar Foto: Reprodução

O convidado da live do Pleno.News desta quinta-feira (30) foi o diretor de marketing da Universidade Cesumar (UniCesumar), Tiago Stachon. Em pauta, o ensino a distância em tempos de pandemia, modalidade educacional em que a UniCesumar é pioneira há 11 anos.

Stachon destacou, inicialmente, a diferença básica entre o aprendizado via ensino a distância e a mera “teletransmissão de conteúdo”.

– O mundo foi obrigado a experimentar o ensino a distância com a pandemia. Não só em cursos de graduação, mas nos cursos livres, na pós-graduação, no curso de inglês etc. Uma coisa é teletransmitir conteúdo, outra é ensinar, educar e transformar pessoas. E uma diferença básica do EAD é que os objetos de ensino são mais aprimorados, os livros funcionam como um complemento da aula, com QR codes que projetam no celular, por exemplo, o funcionamento de um motor à combustão – afirmou.

Ainda assim, Stachon garante que, mesmo a distância, o papel do professor é tão importante quanto o próprio conteúdo para manter o aluno interessado.

– Temos mecanismos de monitoramento para saber se o aluno está dormindo, distraído, na frente da câmera. Fazemos isso para garantir que a atenção se mantenha, já que não é uma sala de aula. Porém, o segredo ainda é o professor, ele é treinado para ser como um youtuber, a fim de conseguir manter a atenção. É nessa hora que você entende porque algumas pessoas desistem do EAD e preferem aulas presenciais.

O diretor de marketing da UniCesumar também afirma que há um acompanhamento acadêmico personalizado para cada aluno.

– Se o aluno vai mal, ele passa a receber e-mails, SMS ou WhatsApp com conteúdos motivacionais ou instruindo a usar a plataforma da maneira correta. Ou então um tutor liga para você e pergunta se está tudo bem – apontou.

Pleno.News Entrevista
Tiago Stachon
por Pleno.News - 07/08/2020

Apesar das comodidades do EAD, Stachon derruba o mito de que a modalidade à distância seja um jeito mais fácil de conseguir um diploma.

– Não é mais fácil, pelo contrário. É mais difícil porque você precisa ter autodisciplina. E há empregadores que valorizam um curriculo em que o candidato tem graduação por EAD porque isso significa que ele tem aptidão para disciplina e organização. Portanto, estudo a distância requer autodisciplina e automotivação – aconselhou Stachon.

Conheça nossos podcasts nas principais plataformas de streaming, estamos no Spotify, na Deezer, no Google Play e na Apple.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.