Espanha nega, definitivamente, extradição de Eustáquio ao Brasil
Todas chances recursais foram excedidas pelo Brasil
Marcos Melo - 11/06/2025 14h56 | atualizado em 11/06/2025 16h44

A Audiência Nacional da Espanha enterrou definitivamente a possibilidade de extradição do jornalista Oswaldo Eustáquio ao Brasil. Ele é considerado foragido pela Justiça brasileira e acusado de articular uma tentativa de golpe de Estado e de ser mentor de “atos antidemocráticos”.
De acordo com a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, o tribunal espanhol negou, mais uma vez, recurso apresentado pelo governo brasileiro, excedendo todas as tentativas recursais.
Apesar da coluna ter obtido a informação por intermédio de três fontes do governo, a defesa de Oswaldo Eustáquio disse que ainda não foi notificada da decisão. Os advogados do jornalista explicaram que não havia qualquer chance do recurso impetrado pelo governo brasileiro prosperar, uma vez que o Brasil foi aceito no processo na condição de assistente da acusação e, por esta razão, não caberia contrariar o Ministério Público da Espanha.
O governo do presidente Lula, em maio, havia contestado a decisão que manteve a negativa à extradição de Eustáquio, mas também não obteve sucesso.
Leia também1 Justiça da Espanha volta a negar extradição de Oswaldo Eustáquio
2 Moraes revoga prisão domiciliar de procurado pela Espanha
3 Âncora da Band: "Moraes acha que traficante e blogueiro são a mesma coisa?"
4 Governo deve dizer que Eustáquio cometeu crimes comuns, diz site
5 Van Hattem: "Moraes protege traficante e persegue brasileiro"