Leia também:
X Homem ateou fogo em porteiro por causa de ciúmes

Escolas são obrigadas a denunciar maus-tratos

Determinação consta no Estatuto da Criança e do Adolescente

Henrique Gimenes - 22/06/2018 19h03

Estatuto de Criança e do Adolescente determinam que escolas devem denunciar casos de maus-tratos Foto: Pexels

Instituído em 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) traz um conjunto de normas e leis que visam proteger adolescentes e crianças no Brasil. Uma das leis presentes nele é a que obriga escolas a denunciarem os casos onde há suspeita ou confirmação de maus-tratos infantis ao Conselho Tutelar.

Após a denúncia, o Conselho Tutelar aciona a Vara da Infância, que toma as primeiras medidas, como retirar a criança da situação de risco. Depois, a Vara aciona o Ministério Público e encaminha o caso para a delegacia especializada.

E não são apenas os professores que são obrigados a denunciarem os casos de maus-tratos. Médico e responsáveis por estabelecimentos de atenção à saúde ou escola também precisam alertar as autoridades quando há suspeitas. Caso ele não cumpra a lei, pode ser multado em um valor que fica entre três a 20 salários mínimos.

Outras pessoas também denunciar, mas neste caso elas não são obrigadas.

Havendo a confirmação de maus-tratos, a delegacia especial costuma solicitar algum tipo de medida cautelar, como um mandado de busca e apreensão ou ainda prisão preventiva ou temporária.

Leia também1 Adolescente estupra criança de 3 anos e tem mão decepada
2 Vaga preferencial a gestantes pode se tornar lei nacional

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.