Leia também:
X Bolsonaro diz que decisão de sair do PSL “está tomada”

Entidades vão processar IstoÉ por matéria antissemita

Reportagem chamou o secretário Especial de Comunicação Social da Presidência, Fábio Wajngarten, de "Goebbles do Planalto"

Henrique Gimenes - 11/11/2019 14h14

Fabio Wajngarten Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

A Conib (Confederação Israelita do Brasil) e a Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo) vão processar criminalmente a revista Istoé pela reportagem em que ela se refere ao secretário Especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fábio Wajngarten, como “o Goebbles do Planalto”.

A alcunha dada a Wajngarten pela revista faz referência a Joseph Goebbels, chefe do departamento de propaganda do regime nazista de Adolf Hitler, na Alemanha, em 1930. A Conib e a Fisesp chamam o conteúdo de antissemita.

“O texto comparando um membro de nossa comunidade ao carrasco nazista e montando um quadro ilustrativo intitulado ‘a manipulação da colônia judaica’ ultrapassou a barreira do jornalismo ético e informativo que todos nós prezamos enquanto brasileiro”, afirmam as duas organizações em nota conjunta.

A matéria foi publicada na edição da revista que chegou às bancas na sexta (8).

​​”[A reportagem] é difamatória e atinge as duas entidades mais representativas da colônia judaica no Brasil”, afirma José Luis de Oliveira Lima, um dos advogados que representarão a Conib e a Fisesp no caso.

“A matéria da Istoé atenta contra a honra de toda a comunidade judaica brasileira, extrapolando todos os limites do que se pode considerar aceitável”, afirma Daniel Kignel, que também defende atuará na ação.

Leia abaixo a íntegra da nota assinada pela Conib e pela Fisesp:

“Não vamos calar, não vamos admitir, não vamos silenciar

Na última sexta-feira, 08 de novembro, a comunidade judaica foi surpreendida pela edição semanal nº 2.602 da Revista IstoÉ que a pretexto de abordar questões da política nacional enveredou para uma matéria com conteúdo claramente antissemita.

O texto intitulado ‘O Goebbels do Planalto’ comparando um membro de nossa comunidade, Fábio Wajngarten, ao carrasco nazista e montando um quadro ilustrativo intitulado ‘a manipulação da colônia judaica’ ultrapassou a barreira do jornalismo ético e informativo que todos nós prezamos enquanto brasileiros.

Pela exiguidade do tempo disponível na tarde da última sexta-feira e em respeito ao Shabat, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), assim como federações de outros estados, limitaram-se a lanar uma nota de repúdio, além de contatar o editor da revista, manifestando seu desagravo com o teor da matéria.

A Conib e a Fisesp, enquanto representantes da comunidade judaica, tomarão as medidas judiciais cabíveis para que manifestações de cunho claramente antissemita não sejam toleradas. Na data de ontem, domingo, 10 de novembro, foi formalizada a contratação dos advogados criminalistas José Luis Oliveira Lima e Daniel Kignel que atuarão pro bono em nome da comunidade judaica analisando e propondo as medidas judiciais a serem tomadas.

A liberdade de imprensa que tanto valorizamos não pode se confundir com a discriminação e com o antissemitismo. Não vamos calar, não vamos admitir, não vamos silenciar.

Conib – Confederação Israelita do Brasil
Fisesp – Federação Israelita do Estado de São Paulo”

*Folhapress/Mônica Bergamo

Leia também1 Bolsonaro diz que decisão de sair do PSL "está tomada"
2 Governador antiBolsonaro não vai a evento e sua vice é vaiada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.