Leia também:
X Lula está brincando ou vive em Nárnia, diz Rogério Marinho

Emirados Árabes autorizam extradição de Thiago Brennand

Empresário é alvo de vários mandados de prisão, mas segue em liberdade nos Emirados

Pleno.News - 16/04/2023 08h30 | atualizado em 17/04/2023 16h17

Thiago Brennand Foto: Reprodução/Vídeo YouTube

Os Emirados Árabes Unidos aprovaram a solicitação do Brasil e vão extraditar o empresário Thiago Brennand. Ele tem cinco mandados de prisão preventiva decretados pelo Judiciário brasileiro, sob suspeita de agressão e estupro. As informações são da TV Globo.

O empresário está em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, desde setembro do ano passado. Brennand chegou a ser detido no exterior, mas foi liberado após pagar fiança. Seu advogado, Eduardo Leite, pediu a revogação da prisão nos cinco processos, argumentando que “a mídia brasileira pautou supostos fatos”, mas as solicitações foram negadas.

O estopim para as várias denúncias que pairam sobre o empresário foi o caso envolvendo a modelo Helena Gomes, em agosto do ano passado. Brennand foi flagrado por câmeras de segurança agredindo-a dentro de uma academia em São Paulo.

Na época, a juíza da 6ª Vara Criminal paulistana, Erika Mascarenhas, responsável por esse processo, determinou que o acusado entregasse seu passaporte à Justiça. Como ele viajou para os Emirados Árabes, a magistrada decretou a sua prisão preventiva.

Outras mulheres vieram a público incriminar o empresário. Uma delas é a estudante e modelo Stephanie Cohen, que afirma ter sido estuprada. A segunda ordem de prisão de Brennand foi proferida no processo criminal em que ela é vítima.

As outras duas ordens de prisão vêm de um processo em que o empresário é acusado de corrupção de menores, tendo como vítima seu filho, e de outra ação, em Porto Feliz, em São Paulo, na qual uma mulher afirma que ele a forçou a tatuar à força as iniciais “T. V.” (sendo o “V” de “Vieira”, um dos sobrenomes do empresário).

Além dos casos de violência de gênero, Brennand responde a duas ações criminais por causa de episódios que protagonizou dentro do condomínio em que morava, em Porto Feliz. Ele teria agredido um garçom do restaurante Fasano e o caseiro do empreendimento.

Há uma quinta ordem de prisão, cujo processo está em segredo de Justiça. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo confirmou que, em sua jurisdição, o empresário responde a oito processos criminais.

No dia 17 de março, a polícia apreendeu, em um clube de tiro em Atibaia, mais de 70 armas de fogo que seriam de Brennand. Ele teve seu CAC (registro de colecionador, atirador desportivo e caçador) suspenso e não pode possuir armamentos registrados em seu nome.

Desde que saiu do Brasil, o empresário veio a público somente por vídeos publicados no YouTube, nos quais expõe a sua versão sobre os acontecimentos. Em uma dessas gravações, Brennand diz que vão prendê-lo “injustamente”. No início do mês, o advogado do empresário disse que ele tinha interesse em retornar ao Brasil.

*AE

Leia também1 Thiago Brennand tem quarta prisão preventiva decretada
2 MP denuncia Thiago Brennand por estupros, tortura e agressão
3 Bolsonaro quis zerar imposto de importação até 100 dólares
4 Lula está brincando ou vive em Nárnia, diz Rogério Marinho
5 Michelle reposta looks que usou ao encontrar liderança chinesa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.