Leia também:
X Vídeo: Celular explode enquanto técnico fazia reparos

Em carta, Arthur do Val apela para não ser cassado

Ele diz que não tentará reeleição

Pleno.News - 08/03/2022 18h30 | atualizado em 09/03/2022 11h40

Deputado estadual Arthur do Val escreveu carta apelando à Alesp Foto: Reprodução YouTube

O deputado estadual Arthur do Val (sem partido) apelou aos parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para que não perca o mandato na Casa como punição por áudios sexistas que gravou sobre mulheres refugiadas. Em carta enviada nesta terça-feira (8), ele também afirmou que este é seu “último ano” na Casa, e que não vai se candidatar a deputado estadual neste ano.

Na carta, do Val pede desculpas pelos áudios, declara ter sido “machista, desrespeitoso e imaturo” e diz aceitar sofrer uma punição, mas discorda que mereça ter o mandato cassado por quebra de decoro.

– Peço encarecidamente que considere a ausência de dolo e de dano a terceiros na dosimetria da pena. Se de um lado a punição é necessária, a cassação se faz excessiva – escreveu.

O deputado pediu ainda “serenidade” aos parlamentares para aplicar o que chamou de “uma pena justa”. Apesar de afirmar que “envergonhou o nome” da Alesp, disse que há uma comoção midiática efêmera na abertura do processo de cassação.

CASSAÇÃO
Na Alesp, ao menos 38 parlamentares entraram com pedidos de punição ao deputado em 16 representações individuais e coletivas.

De acordo com a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB-SP), presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp, as possíveis sanções ao deputado são advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do mandato ou até perda efetiva do cargo.

O Conselho se reunirá nesta quarta-feira (9) para apurar como serão encaminhadas as representações. O prazo para a resolução será de 30 dias, de acordo com o regimento.

– É importante que a gente dê uma resposta à sociedade – defendeu a deputada.

Mais cedo, Arthur do Val também pediu sua desfiliação do Podemos, partido que migrou junto a lideranças do Movimento Brasil Livre.

*AE

Leia também1 Moro lançará Renata Abreu para o governo de SP no lugar de Arthur do Val
2 Grupo Nacional de Advogados lança nota de repúdio a Arthur do Val
3 Após áudios, Podemos anuncia desfiliação de Arthur do Val
4 Arthur do Val sobre Alesp: “Vou ser cassado em três dias”
5 Arthur do Val se diz chateado com reação de Moro a áudio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.