Leia também:
X Homem é esfaqueado e PM ora enquanto aguarda resgate

Em 2018, horário de verão começará em novembro

Decreto assinado por Michel Temer também encurta o período

Gabriela Doria - 15/12/2017 20h20 | atualizado em 15/12/2017 20h59

O Palácio do Planalto divulgou, nesta sexta-feira, algumas mudanças para o horário de verão. A partir do ano que vem, o período começará no primeiro domingo de novembro, no dia 4, e não mais no último domingo de outubro, como tem acontecido.

Horário de Verão será mais curto a partir do ano que vem Foto: Pixabay

Com a mudança, o período do horário de verão ficará mais curto do que nos anos anteriores. O decreto assinado pelo presidente Michel Temer entrará no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (18). A data final continua sendo a mesma, no terceiro domingo de fevereiro.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que também é presidente Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enviou um ofício a Michel Temer solicitando a mudança, em novembro. De acordo com o TSE, o objetivo é “garantir que os diferentes fusos horários existentes no Brasil, acentuados pela mudança de ponteiros que tradicionalmente ocorre nos meses de verão nas regiões do Centro-Sul do país, não causem atrasos na apuração dos votos e na divulgação do resultado das eleições”.

O horário de verão surgiu pela primeira vez no Brasil em 1931, após um decreto. Atualmente, ele existe em 30 países. As regiões Norte e Nordeste não participam da mudança na faixa horária.

Leia também1 TSE pede a Temer que horário de verão seja adiado em 2018
2 Galeria: horário de verão pode acabar, mas os memes nunca

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.