Moro chama ação do PSD de ‘factoide’ contra sua candidatura
Partido de Ratinho Júnior pede o indeferimento da candidatura
Monique Mello - 13/08/2026 16h28 | atualizado em 13/08/2026 17h37

Candidato ao governo do Paraná, o senador Sergio Moro (PL) participou do programa Pleno Time nesta quinta-feira (13) e falou sobre suas propostas para o estado, segurança pública, posicionamento político e a disputa eleitoral deste ano. Ele também chamou de “factoide” a ação do PSD, partido do governador Ratinho Júnior.
Moro foi questionado sobre a iniciativa do PSD do Paraná de pedir o indeferimento de sua candidatura sob o argumento de que o plano de governo não teria sido apresentado de forma adequada.
O senador classificou a iniciativa como um “factoide” e relacionou a ação à situação eleitoral do candidato do PSD, Sandro Alex, apadrinhado por Ratinho Jr. Segundo Moro, o adversário estaria em último lugar nas pesquisas e, por isso, buscaria criar fatos para atacar sua candidatura.
– É um factoide. Na verdade, o candidato do PSD, que faz base do governo Lula nesses últimos quatro anos, está na lanterna, está em último lugar ali nas pesquisas. Como ele não tem o que apresentar, ele fica inventando aí factoide – disse.
Moro afirmou ainda que a legislação permite que o plano de governo seja apresentado até o último dia do registro de candidatura. Segundo ele, sua campanha antecipou o registro da candidatura, enquanto o documento programático passava por revisões e recebia sugestões.
– Nós estamos com o nosso plano praticamente pronto. Agora, estávamos esperando algumas sugestões, estávamos fazendo algumas revisões e vamos apresentar no prazo. Isso é absolutamente normal e corriqueiro.
O prazo se encerra no próximo sábado (15).
– É triste isso, já que a pessoa não tem luz própria e tem que tentar desconstruir os outros – assinalou.
Questionado sobre a diferença entre sua candidatura e a administração do governador Ratinho Júnior, Moro afirmou que pretende dar continuidade a projetos considerados positivos, mas elevar o nível de excelência da gestão estadual.
O senador também reforçou seu posicionamento político como candidato de direita e centro-direita e criticou a relação do PSD com o governo federal.
– Do ponto de vista ideológico, é claro que a minha candidatura é a candidatura de direita e centro-direita – afirmou.
Confira:
*Você pode acompanhar o Pleno Time em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, na Apple Podcasts e na Amazon Music.Leia também1 Paraná: PSD pede indeferimento da candidatura de Sergio Moro
2 Moro e Rosangela declaram R$ 1,3 milhão a menos que em 2022
3 PR: Moro desiste de participar de debate na TV Bandeirantes
4 Desembargador federal abandona Lava Jato após punição do CNJ
5 Lobista amiga de Lulinha foi condenada em ação contra Sergio Moro



















