Genial/Quaest: Para 63%, escolha para presidente já é definitiva
Pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira
Pleno.News - 13/05/2026 17h06 | atualizado em 13/05/2026 18h16

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (13), mediu o quão certos de seus votos os eleitores estão para o pleito deste ano. Segundo o levantamento, 63% dos entrevistados disseram que suas escolhas são definitivas, porcentual maior que os 57% de abril. Há também os 37% que avaliaram ainda poder mudar.
Entre os que dizem votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 70% estão certos da escolha, enquanto 29% podem mudar. Entre os que dizem votar no senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), 66% dizem ser definitiva, enquanto 34% podem mudar.
No caso de Ronaldo Caiado (PSD), 65% afirmaram que podem mudar de ideia quanto ao voto no ex-governador de Goiás, enquanto 35% estão certos de suas escolhas. Nos que dizem votar em Romeu Zema (Novo), 65% afirmaram que podem mudar e 35% estão certos do voto. Os números indicam a possibilidade dos eleitores nos dois ex-governadores migrarem para outro candidato.
No cenário espontâneo de primeiro turno, quando os entrevistados são perguntados sobre em quem votariam, sem que nenhum nome seja apresentado, 22% disseram que votariam em Lula. São três pontos porcentuais a mais do que em abril. O nome de Flávio foi citado por 14%, sete pontos porcentuais acima do registrado em janeiro e um ponto a mais que em abril. Outros 57% dos entrevistados se disseram indecisos (eram 62% em março).
A margem de erro estimada é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de maio, com 2.004 entrevistas presenciais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03598/2026.
*AE
Leia também1 Genial/Quaest: Lula e Flávio têm empate técnico no 2º turno
2 De olho nas eleições, Lula anuncia fim da "taxa das blusinhas"
3 Para 62%, “taxa das blusinhas” foi o maior erro do governo Lula
4 Dieese: Cesta básica fica mais cara em todas as capitais do país
5 Quaest: Para 46%, economia teve piora nos últimos 12 meses



















