Leia também:
X Bolsonaro reafirma seu apoio a Ricardo Nunes em São Paulo

MP Eleitoral quer suspender a candidatura de Pablo Marçal

Também foi solicitada a abertura de uma investigação por abuso de poder econômico

Marcos Melo - 19/08/2024 21h38 | atualizado em 20/08/2024 11h19

Pablo Marçal Foto: Reprodução/ Print de vídeo YouTube UOL

O Ministério Público Eleitoral requereu a suspensão do registro de candidatura de Pablo Marçal (PRTB), que concorre à Prefeitura de São Paulo. A solicitação atende a uma petição do MDB, partido do atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição. O MPE também pediu que seja aberta uma investigação por abuso de poder econômico.

A representação da sigla de Nunes alega “eventos carnavalescos” promovidos pela campanha de Marçal, com direito a “farta distribuição de brindes promocionais de candidatura com uso de evento público para seu favorecimento e promoção pessoal”.

A ofensiva política contra o empresário também cita seu privilegiado alcance nas redes sociais obtido pelo que entendem como promessas de sucesso financeiro e a suspeita de engajamento artificial produzido por “constelação” de perfis que compartilham as postagens do candidato.

– De acordo com o material e com a documentação anexa, temos que o estímulo das redes sociais para replicar sua propaganda eleitoral é financiado, mediante a promessa de pagamentos aos “cabos eleitorais” e “simpatizantes” para que as ideias sejam disseminadas no sentido de apoio eleitoral à sua candidatura – diz o promotor eleitoral Fabiano Augusto Petean.

Petean expõe que “ao estimular o eleitorado a propagar as mensagens eleitorais pela internet, o candidato, sem declarar a forma de pagamento e computar os fatos financeiramente em prestação de contas ou documentações transparentes e hábeis à demonstração da lisura de contas, aponta para uma quantidade financeira não declarada, não documentada e sem condições de relacionamento dos limites econômicos utilizados para o ‘fomento eleitoral’ de tais comportamentos, desequilibrando o pleito eleitoral”.

Leia também1 Bolsonaro reafirma seu apoio a Ricardo Nunes em São Paulo
2 "Eu não estou preocupado com o Marçal", diz Ricardo Nunes
3 Marçal: Tabata tem tempo para se dedicar porque não tem marido
4 Após sofrer críticas, Pablo Marçal afirma que não apoiou Moraes
5 Marçal após ausências em debate: "Não são homens para aguentar"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.