Ministro de Lula fala sobre falta de energia e cita “robustez”
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, episódio foi causado por incêndio em subestação
Pleno.News - 14/10/2025 15h18 | atualizado em 14/10/2025 17h48

Nesta terça-feira (14), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a interrupção de energia que provocou uma falha no fornecimento na madrugada desta terça, em 13 estados e no Distrito Federal, foi um caso pontual.
– Não é falta de energia. Foi um problema na infraestrutura que transmite a energia – falou Silveira.
Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a ocorrência teve início com um incêndio em um reator na subestação de Bateias, no Paraná, e que o fornecimento foi restabelecido de maneira segura. Em até uma hora e meia todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. Já as cargas da região Sul foram recompostas até duas horas e meia após a ocorrência.
Para o ministro, a rápida recomposição demonstra a capacidade de resposta do governo do Brasil.
– Imediatamente fomos acionados. Acionamos o Grupo Especial de Resposta Rápida, onde entra ONS, ANEEL, Ministério de Minas e Energia, o Secretário Nacional de Energia e o Presidente do ONS, e restabelecemos em uma hora e meia, quase 100% de todos os estados. É a demonstração da robustez da transmissão nacional – afirmou.
E acrescentou:
– É importante que a população entenda o que acontece nesse momento. Quando se fala em apagão, a gente sempre liga àqueles tristes episódios de 2001 e de 2021, que, na verdade, aconteceram por falta de energia e de planejamento. Hoje, não. Temos muita energia. Inclusive, robustecemos o sistema de transmissão com R$ 70 bilhões em linhas de transmissão que contratamos – prosseguiu o ministro.
RELATÓRIO E REUNIÃO
Silveira destacou que ainda na manhã desta terça-feira os principais agentes ligados ao fornecimento de energia do país estarão reunidos para discutir o ocorrido. As informações são da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
– Para todo evento desse tipo é aberto um Relatório de Apuração de Perturbação. Reúne-se o comitê de monitoramento do setor elétrico. É como acontece na aviação, para que a gente faça possíveis correções e evite novos problemas. E a gente moderniza ainda mais e busca soluções para evitar e prevenir novos problemas.
Leia também1 Sobrinho de Dilma diz que Lula e não Trump fez acordo de paz
2 Lula pede orçamento para troca de motor de avião presidencial
3 Não precisaremos do horário de verão neste ano, diz ministro
4 Influencer é preso em operação da PF contra tráfico internacional
5 Cármen Lúcia também cogita antecipar saída do STF, diz site


















