Leia também:
X Após críticas à direita, esquerda convoca protestos de massa

TSE: Voto impresso não deve ser implementado em 2022

De acordo com a Corte, mesmo que proposta passe no Congresso, não há tempo para ser efetivada nas próximas eleições

Pleno.News - 25/05/2021 14h58 | atualizado em 25/05/2021 15h42

Voto impresso pode não ser implementado em 2022 Foto: Ascom/TSE

Um dos temas mais em alta hoje é a adoção do voto impresso auditável para as eleições. Há uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o assunto tramitando na Câmara. Mas, mesmo que ela seja aprovada, pode acabar não servindo para o pleito em 2022.

Em uma nota enviada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao jornal Folha de S.Paulo no sábado (22), a Corte informou que a “implantação do voto impresso envolve um procedimento demorado”.

O texto sobre o tema em discussão na Câmara é de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF) e determina que, “na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria”.

No entanto, o TSE ressaltou que a implantação de uma nova urna necessita de uma licitação “pautada por rígidos trâmites administrativos e burocráticos”. Essa licitação não teria um prazo de duração especificado, “tendo em vista o tempo necessário para as especificações técnicas e a margem de imprevisibilidade decorrente dos procedimentos de qualificação e dos eventuais recursos administrativos e judiciais”.

Além disso, a Corte apontou que o sistema das urnas eletrônicas é “confiável e auditável em todos seus passos” e explicou que “a implantação do voto impresso envolve um procedimento demorado, embora não seja possível, neste momento, estimar sua duração”.

 

Leia também1 Fachin considera "lamentável" Bolsonaro em atos contra o STF
2 Barroso sobre voto impresso: 'Judicialização das eleições'
3 Para evitar voto impresso, STF já discute reação à mudança
4 Senado quer saber o que o povo pensa sobre o voto impresso
5 Bolsonaro: "Sem voto impresso, Lula ganha em 2022 na fraude"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.