Leia também:
X Alvo de censura, Canal Hipócritas ensina receita de “lula”

TSE suspende propaganda que chama Lula de ladrão e corrupto

Peça publicitária faz parte da campanha de Jair Bolsonaro

Pleno.News - 24/10/2022 18h03 | atualizado em 24/10/2022 19h04

Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Ricardo Stuckert/ PT

A ministra Maria Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta segunda-feira (24), a suspensão de propaganda do presidente Jair Bolsonaro (PL) que acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “ser corrupto”, “ladrão” e “orquestrador” do maior esquema de corrupção do país. Na decisão, a ministra cita três precedentes recentes da Corte que impedem a campanha de Bolsonaro à reeleição de usar alegações de corrupção contra o petista.

No último dia 10 de outubro, a Corte decidiu, por unanimidade, que as acusações de “corrupto” e “ladrão” a Lula ferem a “legislação eleitoral regente e a regra de tratamento fundamentada na garantia constitucional da presunção de inocência ou não culpabilidade”. Em sua decisão nesta segunda, a ministra Gallotti ainda negou direito de resposta a Lula e impediu o presidente de repetir as ofensas.

A Coligação Brasil da Esperança, que apoia a candidatura de Lula, apresentou ação ao TSE contra a propaganda de Bolsonaro que chama Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) de “farinha do mesmo saco” por terem declarado apoio ao ex-presidente no segundo turno. A peça publicitária reproduz falas de Ciro em que ele diz ter conhecimento de que Lula é corrupto e um “grande corruptor”.

A campanha de Lula acusou Bolsonaro de ter transmitido “falsa conclusão” e “fatos sabidamente inverídicos” com o objetivo de “influir na lisura do processo eleitoral”, por meio da “produção artificial de estados mentais, emocionais e passionais no eleitorado”.

*AE

Leia também1 Alvo de censura, Canal Hipócritas ensina receita de "lula"
2 Aliado de Lula, governador de AL comprou 25 imóveis, diz site
3 Ato pró-Bolsonaro reúne cristãos em Belford Roxo
4 Hang doa R$ 1 milhão para a campanha de Jair Bolsonaro
5 Pesquisa Brasmarket: Bolsonaro tem 53,3% dos votos e Lula 46,7%

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.