Leia também:
X TRE rejeita ação do PT para tirar bandeira do Brasil de igreja

TSE intima ministro e Cade por inquéritos sobre pesquisas

Corregedor do TSE aponta que Anderson Torres e o presidente do Cade podem ter agido a mando de Bolsonaro

Pleno.News - 15/10/2022 13h49 | atualizado em 17/10/2022 14h11

Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública Foto: Reprodução/ TV Globo

O ministro Benedito Gonçalves, corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu três dias para o ministro da Justiça, Anderson Torres, e o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro Macedo, explicarem as investigações contra institutos de pesquisa barradas pela Justiça Eleitoral.

O corregedor do TSE disse ver indícios de “instrumentalização” e desvio de finalidade no uso das estruturas do Ministério da Justiça e do órgão antitruste.

O procedimento foi aberto por determinação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, que barrou as investigações e alertou para a possibilidade dos órgãos administrativos terem sido usados para “satisfazer a vontade eleitoral” do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Se ficar provado que o ministro da Justiça e o presidente do Cade agiram a mando de Bolsonaro, eles podem responder por abuso de autoridade e abuso de poder político.

Nesta sexta-feira (14), o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) também enviou um ofício ao Cade pedindo explicações sobre a investigação dos institutos de pesquisa eleitoral em até 24 horas.

A investigação requisitada pelo ministro da Justiça ficaria a cargo da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal no Distrito Federal. O inquérito foi instaurado a partir de uma representação da campanha de Bolsonaro. Ao pedir a investigação, o Ministério da Justiça afirmou que “a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa”.

No Cade, a apuração foi aberta a mando do presidente do órgão antitruste e tinha no rol de investigados as empresas Datafolha, Ipec e Ipespe. Cordeiro disse ver indícios de que os institutos de pesquisa atuaram “na forma de cartel” para “manipular” as eleições.

*AE

Leia também1 Moraes suspende investigações sobre institutos de pesquisa
2 Bolsonaro sobre veto de Moraes a inquérito do Cade: "Vice de Lula"
3 TSE remove das redes sociais 334 postagens sobre presidenciáveis
4 TRE rejeita ação do PT para tirar bandeira do Brasil de igreja
5 Decisão de Moraes garantiu votos a Lula, afirma Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.