Leia também:
X Malafaia critica fake news do PT sobre venezuelanas: “Baixaria”

TSE derruba propaganda em que Zema critica Lula e o PT

Ministro acatou pedido de liminar da Coligação Brasil da Esperança

Monique Mello - 16/10/2022 16h10 | atualizado em 17/10/2022 12h41

Zema está apoiando Bolsonaro no 2º turno Foto: Reprodução/CNN Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou neste sábado (15) a suspensão da propaganda eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL), na qual o governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), critica o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu partido, o PT.

A decisão do ministro Paulo de Tarso Sanseverino atendeu ao pedido de liminar da Coligação Brasil da Esperança, que também se queixou do tempo de participação do governador na peça publicitária.

– Quem é mineiro tem obrigação de saber as tragédias, o caos, o sofrimento que um governo do PT causa. Só se sofrer de amnésia para poder querer que esse governo volte. Todo mineiro deveria falar: “Eu sou ‘PTfóbico’” – dizia Zema na propaganda.

De acordo com o magistrado, a propaganda contrariou o artigo 54 da Lei das Eleições. O dispositivo estabelece que, na propaganda eleitoral gratuita, os apoiadores só poderão aparecer em limite de até 25% do tempo total de cada programa ou inserção em rádio ou TV. No entanto, 29 dos 30 segundos da propaganda de Bolsonaro são ocupados pelo governador mineiro.

Além do tempo excedido, a coligação alegou que “são veiculados fatos sabidamente inverídicos para ofender a honra e a imagem do candidato [petista]”.

A propaganda foi veiculada entre os dias 12 e 13 de outubro. O ministro Paulo de Tarso determinou multa no valor de R$ 50 mil em caso de descumprimento da decisão judicial.

Leia também1 TSE atende pedido de Lula e abre investigação contra a Jovem Pan
2 Membros do Novo pedem a expulsão de João Amoêdo
3 Malafaia critica fake news do PT sobre venezuelanas: "Baixaria"
4 Após encontrar Bolsonaro e Lula, Luiz Datena "se decide"
5 TSE proíbe propaganda que diz que Lula defende o aborto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.