Leia também:
X “Como juiz, eu nunca enriqueci”, diz Moro durante entrevista

TSE decide unificar horário de votação em todo o país em 2022

Medida fará com que todos os estados iniciem e encerrem o pleito ao mesmo tempo

Paulo Moura - 15/12/2021 07h29 | atualizado em 15/12/2021 10h06

Horário de votação será unificado em todo o país Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, nesta terça-feira (14), uma mudança importante relativa às eleições de 2022: a uniformização dos horários de início e de encerramento da votação em todo o país. Com essa medida, todos os estados terão que seguir o horário oficial de Brasília – das 8h às 17h – e, assim, encerrarão a votação ao mesmo tempo, independente dos fusos horários.

A alteração fará com que a votação nos estados de Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em parte do Pará comece às 7h e termine às 16h. No Acre, a votação começará ainda mais cedo, com as urnas sendo abertas às 6h e fechadas às 15h. O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, é onde a votação ocorrerá no horário mais avançado, das 9h às 18h.

A alteração foi aprovada durante a votação de resoluções que definem regras que serão aplicadas nas eleições de 2022. A unificação do horário de votação foi proposta pelo relator, ministro Edson Fachin. De acordo com a decisão do TSE, os horários no exterior não serão alterados.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, reconheceu que a mudança pode gerar transtornos, mas defendeu que é preciso priorizar a uniformidade na divulgação dos resultados, que sofria com interpretações e “teorias conspiratórias” pelo fato de a apuração, especialmente do cargo de presidente, ser apresentada ao público já com uma totalização avançada.

– A diferença no horário de encerramento de votação produziu interpretações, teorias conspiratórias e problemas que gostaríamos de evitar, para assegurar a tranquilidade do processo eleitoral brasileiro – afirmou.

Leia também1 "Como juiz, eu nunca enriqueci", diz Moro durante entrevista
2 Senado vota e aprova Anastasia como novo ministro do TCU
3 PF intima filho do presidente Bolsonaro a prestar depoimento
4 Em evento, Heleno diz temer assassinato de Bolsonaro
5 Moraes 'passa por cima' da PGR e mantém inquérito de Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.