Leia também:
X Daniela Mercury faz mega show promovido pelo governo de SP

TSE anuncia resultado dos testes de segurança das urnas nesta 2ª

Cinco ataques conseguiram "achados relevantes", segundo o Tribunal

Pierre Borges - 29/11/2021 12h07 | atualizado em 29/11/2021 12h22

Anúncio será feito às 16h Foto: Ascom/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso, irá apresentar às 16h desta segunda-feira (29) o resultado do Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas. Segundo o Tribunal, o objetivo do teste é “identificar vulnerabilidades relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição”.

Para a realização do teste, que durou seis dias e terminou no último sábado (27), 26 profissionais de tecnologia da informação realizaram ataques aos equipamentos e sistemas desenvolvidos para as Eleições de 2022. O TSE informou que, dos 29 ataques realizados contra as urnas, cinco deles conseguiram “achados relevantes”.

O Tribunal, no entanto, não divulgou até o momento que tipo de fragilidade está associada aos “achados” mencionados. Após o teste, as vulnerabilidades encontradas deverão ser corrigidas a tempo das eleições.

Para o Secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, o teste foi um dos mais produtivos desde 2009, quando a Justiça Eleitoral começou a realizar testes públicos nos sistemas eleitorais.

– Tivemos um número recorde de planos de teste e de investigadores que vieram contribuir para o amadurecimento da segurança dos sistemas, aprofundando o caráter colaborativo do evento: Justiça Eleitoral e sociedade de mãos dadas por eleições cada vez mais seguras e auditáveis – declarou.

O TPS é ocorre antes da cada eleição, preferencialmente no ano anterior. Os testes são feitos em um ambiente preparado na sede do TSE, em Brasília.

Leia também1 Daniela Mercury faz mega show promovido pelo governo de SP
2 Prefeitura de Salvador decide cancelar festa de Réveillon
3 Venezuela terminará 2021 como o país mais pobre da América Latina
4 Betti critica goleiro do Palmeiras por orar e o compara a Bruno
5 OMS: Risco global relacionado à variante Ômicron é "muito alto"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.