Leia também:
X Bolsonaro recebe delegação do Flamengo no Rio de Janeiro

TSE anula eleição de Pablo Marçal e devolve cadeira ao PT

Coach havia sido considerado eleito após retotalização dos votos

Monique Mello - 30/10/2022 12h13 | atualizado em 30/10/2022 14h18

Pablo Marçal (PROS) Foto: Reprodução/Jovem Pan

Neste domingo (30), o ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu a eleição de Pablo Marçal (Pros) para deputado federal por São Paulo. O coach, que estava com a candidatura sob judice, havia sido considerado eleito em 14 de outubro após retotalização dos votos. No entanto, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) foi revogada pelo TSE.

– Tenho para mim que a presente ação reclamatória tem plausibilidade jurídica, porquanto a Corte Eleitoral paulista, ao que tudo indica, desconsiderou, sem mais, ato decisório emanado deste Tribunal Superior – destacou Lewandowski.

– Determino, por conseguinte, a imediata retotalização dos votos (…) e a retificação da situação do candidato Pablo Henrique Costa Marçal no Sistema de Candidaturas para que nele conste indeferido com recurso – finalizou o ministro no despacho.

Lewandowski revogou uma decisão que autorizava José Willame Cavalcante de Souza a exercer o cargo de presidente da comissão regional do Pros, em São Paulo. Desta forma, todos os atos praticados por ele no exercício da função acabaram sendo considerados nulos, o que inclui a ata que tornou Marçal candidato.

Quando Marçal foi considerado eleito, Paulo Teixeira (PT) havia perdido a cadeira, passando a ser suplente. Com a decisão de Lewandowski, o petista está reeleito.

A decisão do TSE, inclusive, atende a pedido de Teixeira, que alegou que o TRE-SP violou a autoridade do TSE. Também argumentou que a nova totalização de votos, realizada quando o TRE-SP acolheu o recurso de Marçal, “resultou na perda da cadeira” de Teixeira, que havia sido eleito, e afetou diretamente “sua esfera de direitos”.

Leia também1 Bolsonaro vota no Rio e diz estar com "expectativa de vitória"
2 Bolsonaro recebe delegação do Flamengo no Rio de Janeiro
3 Flávio e Carlos esperam "virada histórica" em favor de Bolsonaro
4 Instituto Veritá: Bolsonaro tem 51% dos votos válidos e Lula, 49%
5 Lula vota em SP: "Hoje é o dia mais importante da minha vida"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.