Leia também:
X Lira: “O 7 de Setembro será uma festa linda, uma festa cívica”

TRE-SP: ‘Não houve fraude em transferência de domicílio eleitoral de Moro’

Corte trancou investigação sobre a mudança do domicílio do ex-ministro da Justiça

Henrique Gimenes - 04/08/2022 20h43 | atualizado em 05/08/2022 11h34

Sergio Moro
Sergio Moro, ex-ministro da Justiça Foto: Podemos/Monumental Foto/Robert Alves

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) trancou, nesta quinta-feira (4), a investigação sobre a mudança de domicílio eleitoral do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) e da mulher dele, a advogada Rosângela Moro (União Brasil), de Curitiba para a capital paulista.

A decisão foi unânime.

O inquérito criminal foi aberto pelo Ministério Público de São Paulo para apurar se houve fraude eleitoral. Ao instaurar o inquérito, o promotor Reynaldo Mapelli Júnior disse que as primeiras explicações enviadas pelo casal “não convencem”.

A transferência do domicílio eleitoral de Moro já havia sido anulada pelo TRE-SP. Por maioria de votos, o tribunal concluiu que o ex-juiz não conseguiu provar “vínculo” com a capital paulista, o que o impedia de sair candidato pelo estado.

No entanto, na avaliação dos magistrados, não há indício de crime que justifique a continuidade das investigações na esfera penal.

– Não se demonstrou, nem sequer se alegou, o mínimo indício de fraudes nos documentos que ampararam o pleito de transferência do domicílio eleitoral – defendeu o juiz Marcio Kayatt, relator do caso.

Os magistrados atenderam a um pedido da defesa para trancar o inquérito. A Procuradoria Regional Eleitoral concordou com o encerramento das apurações.

– Nós não vislumbramos o dolo. Não houve a intenção de praticar um falso eleitoral, uma fraude. O documento foi apresentado, foi objeto de análise pelo Poder Judiciário – defendeu o procurador Paulo Taubemblatt.

Rosângela já registrou a candidatura a deputada federal por São Paulo. Moro, por sua vez, deve concorrer ao Senado pelo Paraná, mas ainda não formalizou o registro na Justiça Eleitoral.

*AE

Leia também1 Bolsonaro: 'Correção da tabela do imposto de renda está garantida'
2 Flávio confirma que Bolsonaro será entrevistado pelo JN
3 Bolsonaro decide ir à entrevista do Jornal Nacional, diz colunista
4 Bolsonaro sanciona piso salarial de R$ 4,7 mil de enfermeiros
5 Bolsonaro: Artistas aderem carta pois "rodaram" na Lei Rouanet

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.