Leia também:
X Governo lança “RG único”. Veja como será a nova identidade

Soma da “terceira via” fica em apenas 6% em pesquisa eleitoral

Principal representante do grupo, Sergio Moro não chegou sequer a 3% em pesquisa espontânea

Paulo Moura - 24/02/2022 12h46 | atualizado em 24/02/2022 13h27

Principais integrantes da chamada “terceira via” Fotos: EFE/ Joédson Alves // Agência Senado/Jefferson Rudy // Reprodução/YouTube Veja

Além de apontar a liderança do presidente Jair Bolsonaro nas intenções de voto para outubro, a pesquisa Futura/ModalMais divulgada nesta quarta-feira (23) indicou também um outro fenômeno que parece estar se desenhando para o pleito deste ano: o resultado fraco da chamada “terceira via” recentemente.

Na análise espontânea, que é realizada sem que o entrevistado seja informado sobre quem são os candidatos, a soma dos concorrentes de fora da dupla que lidera as pesquisas, composta pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ex-presidente Lula (PT), ficou em apenas 6%. O resultado corrobora a tendência de queda que vem sendo apresentada desde o fim de 2021.

Em dezembro do ano passado, uma outra pesquisa de intenção de voto espontânea, feita pela parceria Futura/ModalMais, apontou que a soma dos candidatos da “terceira via” era de 9,8%. Na ocasião, o grupo era liderado estatisticamente pelo ex-ministro Sergio Moro, que aparecia com 4,2%.

Já em uma análise mais recente realizada pelas empresas, feita em janeiro de 2022, a chamada “terceira via” caiu 3 pontos percentuais, diminuindo seu total de intenção de voto para 6,8%. Moro, apesar de ainda liderar o grupo, caiu mais de um ponto percentual em relação à análise anterior, aparecendo com apenas 3%.

Na pesquisa divulgada nesta quarta, por sua vez, Moro segue liderando a chamada terceira via, mas com apenas 2,7%. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 1,7%; João Doria (PSDB), com 0,4%; André Janones (Avante), com 0,3%, Simone Tebet (MDB), com 0,2%; e Guilherme Boulos (PSOL), com 0,1%. A soma de outros candidatos aparece com 0,6%.

A pesquisa divulgada nesta quarta foi realizada entre os dias 14 a 17 de fevereiro, com 2 mil pessoas. As entrevistas foram realizadas por telefone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Ela foi registrada com o número BR-03014/2022 na Justiça Eleitoral.

Leia também1 Itamaraty pede suspensão das hostilidades na Ucrânia
2 "Brasil não concorda com a invasão do território ucraniano"
3 André Mendonça vota a favor de suspender aumento do "fundão"
4 Confira 4 dicas para fortalecer seu relacionamento com Deus
5 Luto: Corpo da cantora Paulinha Abelha é velado em Aracaju

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.