Leia também:
X Eleições: Moraes cobra dados de segurança de chefes das PMs

Roberto Jefferson abrirá horário eleitoral para presidente

Apenas sete concorrentes poderão veicular propaganda no horário eleitoral no pleito deste ano

Pleno.News - 25/08/2022 07h51 | atualizado em 25/08/2022 11h52

Roberto Jefferson Foto: PTB Nacional/Felipe Menezez

O horário eleitoral dos candidatos à Presidência da República começa no sábado (27) com o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) lançando seu nome na disputa. O PTB foi sorteado como o partido que abrirá o primeiro dia da propaganda dos presidenciáveis, por isso, Jefferson será o primeiro a aparecer em cadeia nacional no horário eleitoral gratuito.

O ex-deputado terá 25 segundos de propaganda a cada bloco de 12 minutos e 30 segundos na televisão e no rádio. O tempo é o segundo menor do horário eleitoral, na frente apenas do partido Novo, que terá 22 segundos. A divisão é feita de acordo com os deputados federais eleitos pelas coligações em 2018.

O líder do PTB na Câmara, Paulo Bengston (PA), avaliou que a campanha presidencial do ex-presidente do partido é uma forma de ele suprir a limitação de comunicação imposta pela prisão, que foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

– Ele vai fazer a campanha para ter algum tipo de voz já que ele perdeu as redes sociais. Deve usar para falar a versão daquilo que ele acha que aconteceu com ele e pedir voto para o 14 como uma forma de fortalecer os votos de legenda nas bancadas [da Câmara] – declarou.

O PTB escolheu Jefferson como candidato ao Palácio do Planalto no dia 1° de agosto, durante convenção realizada em Brasília. Em vídeo transmitido no evento, o ex-deputado declarou que sua candidatura não seria para se opor à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas para “somar forças”.

– Agora, em 2022, Bolsonaro se candidata à reeleição sozinho, contra tudo e contra todos, enquanto a esquerda se apresenta como um polvo com vários tentáculos na forma de múltiplas candidaturas, preenchendo todos os nichos possíveis desse eleitorado. Essa estratégia tem dado certo para a esquerda no mundo todo – disse.

A ordem de exibição do horário eleitoral para presidente no primeiro dia foi estabelecida por sorteio. Já nos dias seguintes, os candidatos que veicularem as propagandas em último lugar na data anterior serão os primeiros a apresentá-la, veiculando-se as demais na ordem do sorteio.

Confira abaixo como ficou a ordem sorteada para o dia de estreia:

1° – Roberto Jefferson (PTB)
2° – Soraya Thronicke (União Brasil)
3° – Felipe D’Ávila (Novo)
4° – Lula (PT)
5° – Simone Tebet (MDB)
6° – Jair Bolsonaro (PL)
7° – Ciro Gomes (PDT)

*AE

Leia também1 Eleições: Moraes cobra dados de segurança de chefes das PMs
2 Com R$ 66,5 milhões, Lula lidera repasses de fundo eleitoral
3 “Único lugar que o Lula ganha é no Datafolha”, diz Bolsonaro
4 PT vai ao TSE com "enxurrada" de ações contra bolsonaristas
5 TRE-RJ barra repasses de fundos eleitoral e partidário a Silveira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.