Leia também:
X Após encontrar Temer, Moro diz que “política é a arte do diálogo”

Quem são os ilustres de fora da política que devem se candidatar

Lista inclui nomes como a médica Nise Yamaguchi, o cantor Netinho e o jornalista Adrilles Jorge

Paulo Moura - 23/02/2022 14h55 | atualizado em 23/02/2022 15h38

Mesmo com o quadro político ainda envolto em muitas dúvidas a respeito de quais serão os candidatos nas eleições deste ano, seja no âmbito estadual ou federal, os interessados em ver seus nomes presentes nas urnas em outubro já começam a se movimentar e, consequentemente, a filiar-se a partidos políticos.

Como já é de praxe, não são apenas os políticos que devem ingressar na disputa deste ano, mas também personalidades de outros setores (como a Imprensa, a Medicina e até a Música) devem participar do pleito, concorrendo aos mais diversos cargos. Nessa lista, já começam a aparecer nomes como o da médica Nise Yamaguchi e o do jornalista Adrilles Jorge.

Pensando nisso, o Pleno.News fez um levantamento de quais são as principais personalidades de fora do mundo político cujos nomes certamente estarão nas eleições do próximo mês de outubro. Confira abaixo:

NETINHO
Filiado ao Partido Liberal (PL) recentemente, o cantor confirmou em janeiro deste ano que aceitou o convite da deputada federal Carla Zambelli e anunciou sua pré-candidatura ao cargo de deputado federal pelo estado da Bahia. Apoiador do presidente Jair Bolsonaro, Netinho disse que defenderá os valores “Deus, Pátria, Família e Liberdade”.

ADRILLES JORGE
Filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) nesta semana, Adrilles deve concorrer ao cargo de deputado federal pelo estado de São Paulo. O jornalista foi demitido no último dia 9 de fevereiro sob a acusação de ter feito um gesto nazista. Na ocasião, Adrilles ressaltou que o gesto na verdade foi um tchau e que ele já havia repetido o ato várias vezes anteriormente.

NISE YAMAGUCHI
Principal representante médica na defesa do tratamento precoce contra a Covid-19, a oncologista também se filiou ao PTB nesta semana. Nos últimos meses, Nise tem manifestado o interesse de ser candidata ao Senado pelo estado de São Paulo, que deve ter uma disputa acirrada com a participação de nomes como o da deputada estadual Janaina Paschoal e o do apresentador Datena.

MAYRA PINHEIRO
A ex-secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, que se filiou no último dia 2 de fevereiro ao PL, deve ser candidata a deputada federal pelo estado do Ceará neste ano. Em 2018, a médica foi candidata, também pelo Ceará, ao Senado Federal pelo PSDB. Na ocasião, Mayra conquistou mais de 882 mil votos, mas acabou ficando na quarta colocação.

CORONEL AGINALDO
Marido da deputada federal Carla Zambelli, o coronel Aginaldo de Oliveira, comandante da Força Nacional de Segurança Pública, filiou-se ao PL no dia 2 de fevereiro (junto com a médica Mayra Pinheiro) e também deve ser candidato a deputado federal pelo estado do Ceará.

FERNANDO LISBOA, DO VLOG DO LISBOA
Apoiador do presidente Jair Bolsonaro, o jornalista foi outra personalidade que optou por filiar-se recentemente ao PL. Apesar da decisão de ingressar no partido, Lisboa ainda não confirmou se concorrerá e a qual cargo deve candidatar-se, mas a candidatura é tida como praticamente certa.

RAÍSSA SOARES
Outra defensora do tratamento precoce contra a Covid-19, da área médica, que deve concorrer nas eleições deste ano é a ex-secretária de Saúde da cidade baiana de Porto Seguro, Raíssa Soares. Filiada ao PL em dezembro do ano passado, Raíssa deve ser candidata ao Senado pelo estado da Bahia, em candidatura que teve como nome ao governo o ministro da Cidadania, João Roma.

BRUNA TORLAY
Demitida da Jovem Pan após acusar agentes da Receita Federal de corrupção, Bruna se filiou ao PTB também na última segunda-feira (21), mesma ocasião que marcou a entrada do jornalista Adrilles Jorge e da médica Nise Yamaguchi na sigla. A comentarista, porém, ainda não tem um cargo definido para concorrer nas eleições deste ano.

MÔNICA CALAZANS
Enfermeira que ficou conhecida como a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil, Calazans se viu no meio de um imbróglio político nos últimos dois meses. Após ter se filiado ao MDB no dia 5 de janeiro deste ano, Mônica decidiu “mudar de ideia” e migrar para o PSDB no dia 10 de fevereiro. Na sigla tucana, ela deve ser candidata a deputada federal por São Paulo.

DIEGO TORRES, IRMÃO DA PRIMEIRA-DAMA MICHELLE BOLSONARO
Atualmente trabalhando como servidor do Senado Federal, Diego Torres Dourado, irmão da primeira-dama Michelle Bolsonaro, filiou-se ao PL nesta terça-feira (22) e será candidato a deputado federal pelo Distrito Federal. O anúncio foi feito pelo próprio Diego no início de fevereiro, em um vídeo gravado ao lado da irmã e do deputado Hélio Lopes (União Brasil-RJ).

Leia também1 Lula se muda para São Paulo por "motivos de segurança"
2 China defende Rússia e culpa EUA por crise: ‘Irresponsáveis’
3 Em nota, Ucrânia pede que seus cidadãos deixem a Rússia
4 Filho de vereador é preso por tráfico, com 720 kg de cocaína
5 TCU solicita à PGR bloqueio imediato de bens de Sergio Moro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.