Leia também:
X Roberto Jefferson permanecerá preso e seguirá para Bangu 8

PT recomenda “voto crítico” em Leite no Rio Grande do Sul

Partido afirmou que espera uma união para derrotar o bolsonarismo no segundo turno

Pleno.News - 24/10/2022 22h05 | atualizado em 25/10/2022 11h45

Eduardo Leite Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O diretório gaúcho do Partido dos Trabalhadores (PT) emitiu nota oficial, nesta segunda-feira (24), em que recomenda “voto crítico” em Eduardo Leite (PSDB) na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul. No segundo turno, o tucano enfrenta o bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL).

No comunicado, assinado pelo candidato do PT ao governo gaúcho no primeiro turno, Edegar Pretto, o partido diz que, com o gesto, espera uma união para derrotar o bolsonarismo no segundo turno; inclusive, no plano nacional.

– Entendemos que todos os democratas devem ter como compromisso primeiro a defesa da democracia e o combate às candidaturas que representam o atraso bolsonarista – diz a nota.

O PT reconhece divergências com Leite em assuntos como privatizações e taxação de aposentados, mas defende que “é a hora de defender o Brasil e o Rio Grande da ameaça representada pelas candidaturas de Bolsonaro e Onyx”.

Na semana passada, durante ato de campanha em Porto Alegre, o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que o diretório local tinha autonomia para se posicionar no segundo turno das eleições, “menos eleger Onyx”.

VEJA A NOTA OFICIAL DO PT-RS NA ÍNTEGRA:

Em conformidade com a Resolução Partidária aprovada em 10 de outubro último, e em decorrência dela, compreendendo o momento político que vivemos, decidimos recomendar o voto crítico em Eduardo Leite no domingo próximo, esperando com este gesto que todos aqueles comprometidos com a democracia se unam para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo neste segundo turno.

Entendemos que todos os democratas devem ter como compromisso primeiro a defesa da democracia e o combate às candidaturas que representam o atraso bolsonarista.

Nossas divergências com Leite são muitas, e conhecidas pela sociedade gaúcha.

Representamos projetos políticos distintos. As privatizações dos serviços públicos como a CORSAN, o papel do Estado, a adesão ao regime de recuperação fiscal, a taxação dos aposentados e pensionistas são alguns exemplos de temas que nos separam programaticamente.

Mas agora é a hora de defender o Brasil e o Rio Grande da ameaça representada pelas candidaturas de Bolsonaro e Onyx.

Aproveitamos para reforçar o chamamento à militância petista gaúcha que nos próximos sete dias não podemos sair das ruas, disputar voto a voto para garantirmos a virada no Rio Grande do Sul com Lula e a consolidação da vitória na eleição presidencial

Paulo Pimenta – Presidente PT-RS

Edegar Pretto – Deputado Estadual PT-RS e candidato a governador no 1º turno

Paulo Paim – Senador PT-RS

Tarso Genro – Ex-governador do RS

Olívio Dutra – Ex-governador do RS

*AE

Leia também1 Roberto Jefferson permanecerá preso e seguirá para Bangu 8
2 Jefferson diz à PF que atirou 50 vezes contra policiais
3 Inserções: Moraes dá 24h para Bolsonaro mostrar provas sérias
4 Gilmar e Barroso liberam volta de Dantas ao governo de AL
5 Fábio Faria revela que Bolsonaro teve 154 mil inserções a menos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.