Leia também:
X Michel Temer afirma que Dilma Rousseff é “honestíssima”

PT oficializa candidatura de Lula em evento sem o ex-presidente

Petista não participou da convenção por estar em viagem para Pernambuco

Paulo Moura - 21/07/2022 14h05 | atualizado em 21/07/2022 15h44

Convenção do PT oficializou escolha de Lula Foto: Reprodução/TV Globo

O Partido dos Trabalhadores (PT) e a federação partidária Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) oficializaram, nesta quinta-feira (21), a candidatura do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano. No entanto, o petista não participou do evento, que aconteceu em uma pequena sala de hotel no Centro de São Paulo, por estar em Pernambuco.

A disputa de 2022 é a sexta eleição para presidente da República da qual Lula participa. Eleito em 2002 e reeleito em 2006, o petista foi derrotado nos pleitos de 1989, 1994 e 1998. Bem diferente da realidade de outras eleições, o evento que oficializou a chapa de Lula e do vice Geraldo Alckmin (PSB) nesta quinta foi uma agenda meramente formal.

O evento começou por volta das 10h10, sem grande divulgação por parte da sigla. No início, membros da Executiva Nacional do PT participaram do encontro a portas fechadas. Após a reunião petista, aconteceu a convenção nacional com a presença dos partidos PCdoB e PV, que vão apoiar a chapa nas eleições. Por volta de 11h30, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, permitiu a entrada da imprensa e anunciou oficialmente a candidatura de Lula e Alckmin.

De acordo com o calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos têm até o próximo dia 5 de agosto para realizar convenções. Após o encontro, os partidos têm até 15 de agosto para registrar a candidatura na Corte.

Leia também1 Advogado da família Bolsonaro, Wassef disputará eleições
2 Menina de 5 anos morre após ser baleada na cabeça por traficante
3 Hamilton Mourão discursa sobre paz, mulheres e Haiti na ONU
4 Fachin dá 5 dias para Bolsonaro explicar reunião com diplomatas
5 Celular de diretor da Caixa que foi achado morto será periciado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.