Leia também:
X Nova carteira de identidade começa a ser emitida nesta terça

PT e federação ingressam no TSE contra convenção de Bolsonaro

Partidos alegam, entre outros pontos, que apresentação de dupla sertaneja no evento teria caracterizado showmício

Paulo Moura - 26/07/2022 08h46 | atualizado em 26/07/2022 11h32

O Partido dos Trabalhadores (PT) e a Federação Brasil da Esperança, formada pelos petistas e pelas siglas PCdoB e PV, acionaram o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a convenção realizada no último domingo (24) que oficializou a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição. A ação terá a relatoria da ministra Cármen Lúcia.

Ao Judiciário, os partidos alegam que teria ocorrido propaganda eleitoral vedada durante o evento e desinformação no discurso do presidente aos apoiadores. As siglas querem que Bolsonaro e o Partido Liberal (PL) sejam multados em R$ 25 mil.

Entre as acusações apresentadas pelos opositores de Bolsonaro estão a alegação de que a apresentação da dupla sertaneja Mateus & Cristiano dentro do Maracanãzinho, onde ocorreu a convenção, teria configurado um showmício, o que é vedado pela lei eleitoral. Durante o evento, os artistas entoaram a canção Capitão do Povo, jingle de campanha do chefe do Executivo.

O PT afirma ainda que Bolsonaro teria cometido “uma série de infrações à legislação eleitoral” ao citar informações que a sigla petista considera falsas e ao criticar o ex-presidente Lula. Durante seu discurso, Bolsonaro acusou o petista de, entre outras coisas, defender “ladrões de celulares”.

Em outro processo ajuizado nesta segunda-feira (25), o PT e a Federação Brasil da Esperança acusam o PL de impulsionar mensagens com teor político-eleitoral a favor de Bolsonaro irregularmente. Na ação, as siglas alegam que o atual partido do presidente teria disseminado materiais como o jingle da campanha de Bolsonaro em anúncios no YouTube, o que violaria as regras de propaganda.

Leia também1 Nova carteira de identidade começa a ser emitida nesta terça
2 Fachin absolve condenado por furto e aponta método frágil
3 Adélio passa por nova perícia, e laudo sairá em até 30 dias
4 MDB: Aliado de Calheiros aciona o TSE contra convenção de Tebet
5 Mãe e filho recém-nascido são encontrados mortos em casa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.