Leia também:
X Jovem morre com filha no colo ao pisar em fio caído no chão

Próximo governo poderá nomear ao menos 31 magistrados

Mudanças poderão acontecer em 10 tribunais

Mayara Macedo - 02/03/2022 09h57 | atualizado em 02/03/2022 10h12

Próximo governo poderá nomear ao menos 31 magistrados em 10 tribunais Foto: Pixabay

A corrida eleitoral antecipada tem apresentado mais do que propostas de possíveis candidatos ao Palácio do Planalto. Em confronto com o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a dizer que um de seus principais interesses na reeleição está na possibilidade de indicar mais dois ministros para a Corte, em 2023.

Mas não é só Bolsonaro que tem as atenções voltadas para a correlação de forças nos tribunais. Um levantamento feito pelo Estadão mostra que o próximo presidente terá o poder de nomear no mínimo 31 magistrados, em dez Cortes do país.

Cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs) vão ter maior movimentação a partir do ano que vem. Ao menos 15 desembargadores devem se aposentar compulsoriamente entre janeiro de 2023 e dezembro de 2026, quando completam a idade-limite de 75 anos, abrindo espaço para os indicados do próximo ocupante do Planalto. Há ainda o TRF-6, criado em outubro do ano passado para atuar na jurisdição de Minas Gerais. O novo tribunal terá 18 juízes e ainda está em fase de estruturação.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado em segunda instância pelos desembargadores do TRF-4, no caso do triplex do Guarujá. A condenação de Lula foi anulada pelo Supremo, e o caso acabou sendo arquivado pela 12.ª Vara Federal do Distrito Federal. Se for eleito, o petista terá o direito de indicar ao menos dois nomes para o TRF-4, formado por 28 integrantes.

*AE

Leia também1 'Bolsonaro poderia começar com uma palavra de solidariedade a ucranianos', diz diplomata da Ucrânia
2 Com rublo em queda, Rússia tenta punir empresas ocidentais
3 YouTube suspende canal da deputada Bia Kicis por 7 dias
4 PCO e MBL brigam em frente a consulado russo e acabam na delegacia
5 Mais de 100 brasileiros saíram da Ucrânia, afirma Itamaraty

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.