Leia também:
X Ciro: “Gabinete de ódio do PT é um dos mais execráveis”

Projeção aponta divisão do tempo do horário eleitoral

Segundo cálculos da CNN, Lula deve ser o candidato com mais tempo de propaganda eleitoral

Pleno.News - 30/07/2022 21h58 | atualizado em 01/08/2022 12h37

Urna eletrônica Foto: TSE/Secom/Antonio Augusto

O horário eleitoral gratuito começará a ser exibido na TV aberta e no rádio a partir do dia 26 de agosto. O tempo de cada candidato à Presidência tem relação com o tamanho da bancada eleita em 2018 para a Câmara dos Deputados e à abrangência das alianças nacionais. As informações são da CNN Brasil.

Uma projeção da emissora foi feita com base nos anúncios oficiais de partidos e apurações com as legendas. O ex-presidente Lula (PT) deve ser o candidato com mais tempo de propaganda eleitoral, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo candidato do partido União Brasil, que teve a desistência do deputado Luciano Bivar (PE) neste domingo (31), mas que ainda pode ter um representante próprio no pleito.

Lula deverá ter mais tempo por causa da aliança entre PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL, Rede e Solidariedade. É provável que ele conte com pouco mais de três minutos e 11 segundos de propaganda por bloco às terças-feiras, quintas e sábados, além de sete inserções de 30 segundos por dia.

O cálculo foi feito segundo o mesmo modelo usado pelo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No dia 12 de agosto, o TSE divulgará a divisão do tempo do horário eleitoral.

– Às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, os candidatos à Presidência terão 25 minutos por dia, divididos em duas janelas. (…) O horário eleitoral gratuito será exibido às 13h e às 20h nos canais de televisão. Nas emissoras de rádio, as exibições são feitas às 7h e às 12h. Além disso, os partidos têm direito às inserções avulsas, ou “pílulas”, de 30 a 60 segundos distribuídas durante a programação. Os veículos reservarão 14 minutos diários, entre as 5h e a meia-noite, para que os presidenciáveis veiculem os materiais – reportou a CNN.

Leia também1 Nunes Marques será relator da ação de Mercury contra Eduardo
2 Michelle cita Bíblia para Tarcísio e declara: "Deus te abençoe"
3 Criança fala com Bolsonaro: "Bandeira jamais será vermelha"
4 Manifesto a favor de Bolsonaro ultrapassa 650 mil assinaturas
5 Bolsonaro: Forças Armadas participarão de ato em setembro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.