Leia também:
X Mãe que matou filhas afirma ter feito “um bem” às crianças

Pesquisa boca de urna não será feita nas eleições deste ano

Levantamento realizado no dia do pleito não deve acontecer neste ano

Paulo Moura - 29/09/2022 13h40 | atualizado em 29/09/2022 13h54

Pesquisa boca de urna não deve acontecer nas eleições deste ano Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

A conhecida pesquisa boca de urna, aquela realizada na porta das seções eleitorais nos dias de pleito, não será feita nas eleições deste ano. A informação foi divulgada pelo site Poder360 após consulta com os principais institutos de pesquisa: o Ipec (ex-Ibope), o Datafolha e a Quaest.

De acordo com o veículo, o Ipec decidiu não enviar pesquisadores às ruas no próximo dia 2 de outubro. A pesquisa boca de urna geralmente é mais cara e trabalhosa pelo fato de que há a necessidade de entrevistar muitas pessoas e divulgar os resultados em poucas horas.

Outro instituto, o Datafolha, não realiza pesquisas boca de urna há mais de duas décadas. Entre 1989 e 2000, a empresa chegou a fazer levantamentos do tipo, mas desde então optou por não produzi-los. A Quaest, outro veículo de pesquisa, também confirmou que não fará a análise no dia da eleição.

– Não faz sentido [fazer o levantamento], dado que é muito caro e o resultado oficial sai logo em seguida – disse Felipe Nunes, CEO da empresa.

Pela regra, as pesquisas de boca de urna só podem ser divulgadas a partir das 17h do dia da eleição, para evitar influenciar a opinião dos eleitores que ainda vão votar. Em 2018, o Ibope foi a única empresa a divulgar um estudo do tipo no primeiro turno para o cargo de presidente. Na ocasião, a pesquisa custou R$ 347.653,33 e foi paga pela própria empresa. O instituto entrevistou 30 mil eleitores.

Leia também1 TSE proíbe CACs de circularem com armas neste fim de semana
2 TSE manda remover trechos da super live de Lula com artistas
3 Tino Marcos é barrado na Globo: "25 minutos esperando"
4 Lava Jato foi feita para tirar Lula da eleição em 2018, diz Alckmin
5 Após 3 semanas, causa da morte da rainha Elizabeth é divulgada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.