Pesquisa boca de urna não será feita nas eleições deste ano
Levantamento realizado no dia do pleito não deve acontecer neste ano
Paulo Moura - 29/09/2022 13h40 | atualizado em 29/09/2022 13h54

A conhecida pesquisa boca de urna, aquela realizada na porta das seções eleitorais nos dias de pleito, não será feita nas eleições deste ano. A informação foi divulgada pelo site Poder360 após consulta com os principais institutos de pesquisa: o Ipec (ex-Ibope), o Datafolha e a Quaest.
De acordo com o veículo, o Ipec decidiu não enviar pesquisadores às ruas no próximo dia 2 de outubro. A pesquisa boca de urna geralmente é mais cara e trabalhosa pelo fato de que há a necessidade de entrevistar muitas pessoas e divulgar os resultados em poucas horas.
Outro instituto, o Datafolha, não realiza pesquisas boca de urna há mais de duas décadas. Entre 1989 e 2000, a empresa chegou a fazer levantamentos do tipo, mas desde então optou por não produzi-los. A Quaest, outro veículo de pesquisa, também confirmou que não fará a análise no dia da eleição.
– Não faz sentido [fazer o levantamento], dado que é muito caro e o resultado oficial sai logo em seguida – disse Felipe Nunes, CEO da empresa.
Pela regra, as pesquisas de boca de urna só podem ser divulgadas a partir das 17h do dia da eleição, para evitar influenciar a opinião dos eleitores que ainda vão votar. Em 2018, o Ibope foi a única empresa a divulgar um estudo do tipo no primeiro turno para o cargo de presidente. Na ocasião, a pesquisa custou R$ 347.653,33 e foi paga pela própria empresa. O instituto entrevistou 30 mil eleitores.
Leia também1 TSE proíbe CACs de circularem com armas neste fim de semana
2 TSE manda remover trechos da super live de Lula com artistas
3 Tino Marcos é barrado na Globo: "25 minutos esperando"
4 Lava Jato foi feita para tirar Lula da eleição em 2018, diz Alckmin
5 Após 3 semanas, causa da morte da rainha Elizabeth é divulgada