Leia também:
X Debate da Band tem presenças confirmadas de Lula e Bolsonaro

PDT acusa Jair Bolsonaro de realizar showmício em Barretos

Sigla alega que o presidente teria usado "o aparato da festividade para realização de showmício"

Pleno.News - 27/08/2022 19h59 | atualizado em 29/08/2022 15h07

Bolsonaro durante a Festa do Peão em Barretos Foto: PR/Clauber Cleber Caetano

O PDT, sigla pela qual o candidato Ciro Gomes concorre à Presidência da República neste ano, ingressou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na qual acusa o presidente Jair Bolsonaro (PL) de realizar showmício durante sua participação na Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos, São Paulo, nesta sexta-feira (26).

Na ação, assinada pelos advogados Walber Agra e Ezikelly Barros, a sigla alega que a participação de Bolsonaro no evento não teria acontecido em “tons neutros”, mas que o líder teria usado “o aparato da festividade para realização de showmício, com a presença de animadores, entonação de discursos inflamados, slogans e músicas de campanha”.

Na representação, a legenda pede que o TSE determine a remoção dos vídeos realizados na ocasião e aplique multa à campanha do atual presidente “devido à gravidade da conduta, pela veiculação de propaganda eleitoral na internet”, sem aviso prévio à Justiça Eleitoral.

– Na oportunidade, o senhor Jair Messias Bolsonaro proferiu discurso com nítido viés eleitoral, destinado ao público alvo do evento (agropecuária), de modo a verbalizar os pontos centrais do seu programa de campanha, bem como os bordões “Deus”, “pátria” e “família”, tradicionalmente utilizados como slogan eleitoral – argumentou o PDT.

O caso foi distribuído à ministra Maria Cláudia Bucchianeri, que atua como juíza da propaganda eleitoral nas eleições deste ano. Não há uma data determinada para que ela julgue o caso.

*Com informações AE

Leia também1 Debate da Band tem presenças confirmadas de Lula e Bolsonaro
2 Glenn sobre estado de David Miranda: "Grave, mas estável"
3 Caetano Veloso diz que chorou vendo Lula no Jornal Nacional
4 Jair Bolsonaro reforça convite para atos de 7 de Setembro
5 Bolsonaro sobre ato de Moraes contra empresários: "Descabido"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.