Leia também:
X PT se frustra com desempenho de Lula em debate na Band

Partido de Ciro Gomes aciona o TSE contra Jair Bolsonaro

PDT aponta que o candidato à reeleição promoveu um showmício na Festa do Peão do Boiadeiro em Barretos

Pleno.News - 29/08/2022 16h31 | atualizado em 29/08/2022 17h54

Candidatos Ciro Gomes e Jair Bolsonaro no debate eleitoral Foto: EFE/Fernando Bizerra

O PDT, partido do candidato à presidência Ciro Gomes, apresentou, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro atribuindo ao candidato à reeleição o uso da 65ª Festa do Peão do Boiadeiro em Barretos como showmício. A legenda diz que houve “desvirtuamento da participação” do chefe do Executivo no evento, realizado na sexta-feira (26), indicando que o presidente transformou a festa em “comício eleitoral estruturado”.

– O senhor Jair Messias Bolsonaro valeu-se da sua participação na 65ª Festa do Peão do Boiadeiro, em Barretos (SP), para realizar showmício corporificado em discursos inflamados e difusão de programas de campanha, tudo sob o comando de um animador no contexto de uma festa tradicional que contou com a participação de inúmeras pessoas, sendo o ato ainda divulgado e transmitido pela internet – registra a peça.

Segundo o PDT, o discurso de Bolsonaro na Festa do Peão teve “nítido viés eleitoral, destinado ao público alvo do evento (agropecuária), de modo a verbalizar os pontos centrais do seu programa de campanha”, bem como os bordões “Deus”, “pátria” e “família”, tradicionalmente utilizados como slogan eleitoral.

Além do showmício, a legenda cita na representação “manifesto acinte ao princípio da paridade armas e aponta suposta ocorrência ocorrência de abuso de poder econômico, na medida em que utilizou-se de todo aparato estrutural e financeiro do evento para promoção de candidatura”.

Também cita “veiculação de propaganda eleitoral na internet através de meio vedado”.

O partido pede ao TSE a derrubada de três vídeos que registraram a presença de Bolsonaro na festa no interior paulista. Além disso, a legenda requer uma ordem no sentido de que o presidente “se abstenha em participar de eventos deste porte e natureza, especificamente para que não desvirtue sua participação para transformar atos festivos em comício eleitoral em tons de showmício ou eventos assemelhados”.

*AE

Leia também1 Malafaia detona Vera Magalhães no Twitter: "A casa caiu, Vera"
2 Após falas de Bolsonaro, Chile convoca embaixador do Brasil
3 Médicas elogiam postura de Jair Bolsonaro ao defender mulheres
4 Gleisi diz que Ciro fez aliança com Bolsonaro para criticar Lula
5 TSE nega excluir posts sobre fala de Lula "agradecendo" pelo coronavírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.