Leia também:
X Marco Feliciano aponta risco de perseguição se esquerda vencer

Para Aras, Bolsonaro não irá contestar eleição se perder

PGR disse que não está preocupado com a hipótese

Henrique Gimenes - 15/08/2022 14h48 | atualizado em 15/08/2022 15h04

Procurador-geral da República, Augusto Aras Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Em um vídeo divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF) nesta segunda-feira (15), o procurador-geral da República, Augusto Aras, falou sobre as eleições deste ano e afirmou que as “instituições brasileiras estão todas elas comprometidas com o processo democrático”. O PGR disse acreditar ainda que, caso o presidente Jair Bolsonaro perca as eleições, ele não deve tentar se manter no cargo.

O tema foi debatido por Aras durante um debate com correspondentes de veículos de imprensa internacionais. Ele foi questionado sobre as atitudes da PGR caso Bolsonaro contestasse o resultado das eleições.

– Vamos imaginar que essa hipótese suscitada só ocorra se o presidente não lograr êxito na sua reeleição. Se isso acontecer, a partir do dia 1º de janeiro haverá um novo presidente que tomará posse. No Brasil esta posse, se não for transmitida diretamente pelo presidente que se afasta liturgicamente após o fim do seu mandato, ela é procedida pelo Congresso Nacional. De qualquer forma, dentro de clima de normalidade democrática que eu acredito que nós teremos em qualquer situação, não nos preocupa que vá acontecer – ressaltou.

O procurador-geral da República disse também que não está preocupado com a possibilidade de o presidente questionar o resultado do pleito.

– As instituições brasileiras estão todas elas comprometidas com o processo democrático, ciosas da responsabilidade com o país e de maneira que não me preocupa, neste momento, nenhuma medida judicial [de Bolsonaro contestando as eleições] porque essa é uma questão de legitimidade material. E nem quero crer que após 1º de janeiro, se o presidente não lograr êxito da reeleição, nem ele permaneça no palácio do Planalto ou do Alvorada, porque isso seria uma afronta à democracia – destacou.

Leia também1 Bolsonaro: 'Brevemente teremos uma das gasolinas mais baratas'
2 Esquerda vai à Justiça por painel contra comunismo: "Criminoso"
3 Lula deve ir à posse de Alexandre de Moraes no TSE, dizem sites
4 Bolsonaro: Respeito a bandeira, a esquerda bota fogo nela
5 Jornalistas da Globo "descobrem" engajamento 60 vezes maior de Bolsonaro em relação a Lula nas redes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.