Leia também:
X Polícia faz perícia em gaze, celular e ampolas de hospital

Oposição consulta TSE sobre proibição de armas nas eleições

Deputados querem que o porte de armas seja suspenso nos dias de votação

Pleno.News - 14/07/2022 07h44 | atualizado em 14/07/2022 11h39

Oposição quer proibir porte de arma nas eleições Foto: Freepik/senivpetro

Deputados de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentaram, nesta quinta-feira (13), uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a possibilidade de a Corte proibir o porte de armas em todo o território nacional no dia das eleições.

O documento foi entregue em mãos ao vice-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, num ato dos partidos coligados nacionalmente à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência. Os parlamentares pedem que somente as forças de segurança pública sejam autorizadas a circular livremente portando armas nos dias em que serão realizadas as votações.

Segundo os congressistas, que estiveram em uma reunião com Moraes, o ministro teria dito que as respostas a todas as demandas seriam “precisas, eficientes e rápidas”. O magistrado ainda teria sinalizado positivamente a uma proposta da oposição de que o TSE dê início a uma campanha nacional em defesa da paz nas eleições.

Entre os signatários da consulta estão os deputados Bira do Pindaré (PSB-MA), Alencar Santana (PT-SP), Reginaldo Lopes (PT-MG), Afonso Florence (PT-BA), Renildo Calheiros (PCdoB-PE), André Peixoto Figueiredo Lima (PDT-CE), Joenia Batista Carvalho (REDE-RR), Wolney Querioz Maciel (PDT-PE) e João Carlos Batista (PV-BA).

Além de fazer a entrega da consulta, membros da coligação nacional da candidatura de Lula apresentou um pedido de providências ao TSE, com o objetivo de que sejam adotadas as “medidas administrativas cabíveis para a garantia da segurança e da paz” nas eleições deste ano.

*AE

Leia também1 Pacheco se reúne com Lula e diz que sua mãe votava no petista
2 Eleição: Coligação Lula-Alckmin quer suspender porte de armas
3 Anitta pede apoio a Lula para a legalização da maconha
4 Boulos será coordenador-geral da pré-campanha de Lula em SP
5 Rodrigo Pacheco recebe Lula na residência oficial do Senado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.