Leia também:
X Renata Lo Prete quebra protocolo e ataca Bolsonaro ao vivo

O Globo publica infográfico com vitória de Lula e fala em erro

Esclarecimento foi publicado nesta quinta-feira

Pleno.News - 27/10/2022 16h38 | atualizado em 27/10/2022 17h03

Bolsonaro e Lula disputam Presidência, no 2º turno Arte: Pleno.News // Fotos: EFE/ André Coelho e Juan Ignacio Roncoroni

O jornal O Globo se manifestou, nesta quinta-feira (27), após publicar um infográfico que mostrava o ex-presidente Lula (PT) eleito no segundo turno com 51,2% dos votos (68.485.047 votos) e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) em segundo lugar com 48,8% (65.283.134 votos). A imagem indicava “100% das urnas apuradas”.

A votação do segundo turno das eleições acontecerá no próximo domingo (30).

Usuários de redes sociais exibiram o infográfico das eleições para presidente e governador. Vários perfis consideraram no mínimo curioso o fato de o mapa de apuração do jornal ter apontado o petista como vencedor.

Em um texto de esclarecimento, o jornal destacou que “os dados apresentados não são reais, obviamente, uma vez que as eleições só ocorrem no próximo domingo (30), mas, sim, fruto de um teste”.

– O infográfico exibia todos os candidatos que disputam o pleito com número de votos, percentuais e a chancela de “Eleito” para os primeiros colocados. Os dados apresentados não são reais, obviamente, uma vez que as eleições só ocorrem no próximo domingo (30), mas, sim, fruto de um teste. O Globo, assim como fazem diversos veículos de comunicação, realizou testes em seu ambiente de apuração como faz em todas as eleições com dados hipotéticos. Não houve captação de qualquer informação da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – diz o jornal.

Ainda conforme a explicação, “os números que foram ao ar apresentavam resultados hipotéticos para candidatos de todos os campos políticos, tanto na disputa presidencial quanto nos 12 estados em que haverá segundo turno”.

– Antes das eleições, no entanto, a área de tecnologia do jornal precisa realizar testes que assegurem que o sistema funcione a contento no dia da eleição. Para isso, dados são inseridos para verificar se o sistema está funcionando. No entanto, eles não deveriam ser exibidos publicamente, o que, infelizmente, ocorreu. O jornal O Globo pediu desculpas pelo erro – concluiu.

Leia também1 Musk diz que compra Twitter "pelo futuro da civilização"
2 Beto Carrero esclarece: "Nem todo mundo entendeu a piada"
3 Paulo Guedes: “Se Lula vencer, em quatro anos Bolsonaro volta”
4 "CPI do radiolão" já conta com 50 assinaturas na Câmara
5 Genial/Quaest divulga números do 2º turno em Minas Gerais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.